Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE MARINHO MARTINS
2019-01-17 08:28:20.662
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE MARINHO MARTINS
DATA: 18/02/2019
HORA: 08:30
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃO: o caso do CINTRA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Currículo. ENEM.
PÁGINAS: 188
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre as repercussões do ENEM no currículo do Ensino Médio das
escolas estaduais em São Luís MA, tendo como amostra intencional de
pesquisa, o Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA). Para tanto, objetivou
apresentar possíveis repercussões da lógica do ENEM sobre a organização do
currículo escolar e seus desdobramentos em aspectos tais como: calendário,
rotina escolar, seleção de conteúdos, proposta curricular e avaliação da
aprendizagem. A análise se fundamentou no Materialismo Histórico-Dialético,
considerando os conceitos de ideologia segundo Marx, currículo por Ivor
Goodson e tradição inventada de Hobsbawn & Ranger. A pesquisa é
qualitativa, norteada pelo método crítico-dialético englobando pesquisa
bibliográfica sobre literatura especializada em Ensino Médio, currículo,
avaliação, política educacional e ENEM bem como, pesquisa documental com
Leis de diretrizes e bases da educação brasileira, regulamentos e decretos
obtidos na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no aplicativo Planalto
Legis da Casa Civil da Presidência da República, além das matrizes de
referência do ENEM, propostas curriculares nacionais e diretrizes curriculares
da rede estadual do Maranhão. Na contextualização da análise foi realizada
pesquisa de campo no CINTRA envolvendo entrevistas com gestores,
coordenadores, professores e grupo focal com discentes dos turnos matutino e
noturno, além de observação científica e análise da organização curricular,
considerando documentos como proposta curricular, projeto político-
pedagógico e planos docentes. A pesquisa enfocou a problematização do
currículo a partir do ENEM, identificando o padrão da seleção de conteúdos e
sua transposição didática no Ensino Médio demonstrando como a trama social
e o conhecimento vêm sendo abordados na rede estadual de ensino do
Maranhão, ainda marcada pelo academicismo. Assim, contribui-se para a
percepção do ENEM para além de sua caracterização enquanto exame,
considerando-o no reordenamento das práticas pedagógicas a partir da
abordagem interdisciplinar e problematizadora na formação educacional
reflexiva, focando a autonomia intelectual como artefato para a mudança da
realidade social.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA
Presidente - 125.345.443-49 - MARIA OZANIRA DA SILVA E SILVA - UFMA