Banca de DEFESA: SAFIRA REGO LOPES
2022-05-17 14:13:19.896
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAFIRA REGO LOPES
DATA: 07/06/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório 1 da STI
TÍTULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE
EDUCADORES DO CAMPO: a experiência da Licenciatura em Educação do
Campo na UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; política de formação de educadores do campo;
Licenciatura em Educação do Campo.
PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O presente trabalho tem como objeto de estudo a Licenciatura em Educação do Campo na
Universidade Federal do Maranhão. Seu objetivo é analisar o processo de implementação do
curso tendo como parâmetro os princípios formativos elencados em seu Projeto Político-
Pedagógico, que se baseiam na concepção de educação do campo elaborada a partir do
movimento da educação do campo. Para isso, a investigação é orientada pelo materialismo
histórico dialético, que nos permite analisar essa política como parte de uma totalidade dialética
e contraditória, buscando compreendê-la no contexto de uma sociedade de classes. Foram
utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e a realização de
entrevistas semi-estruturadas com docentes e a equipe articuladora do curso na Universidade.
A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo, referenciada em
Bardin (1977). A política de formação de educadores do campo faz parte de um projeto contra-
hegemônico e é construída a partir da dinâmica da luta de classes que se inscreve no Estado
capitalista, aproveitando as suas fissuras e contradições. Para compreensão dessa dinâmica
entre Estado e sociedade civil que atravessa a composição das políticas de educação do campo,
nos referenciamos principalmente nos trabalhos de Poulantzas (2015) e Gramsci (2020).
Quanto à história e aos fundamentos da educação do campo, assim como para análise das lutas
por formação de educadores do campo, recorremos a autoras como Caldart (2003, 2004, 2008,
2010, 2011), Molina (2010, 2012, 2015, 2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Santos (2012),
entre outros. Sobre a configuração das políticas públicas utilizamos Arretche (2001) e Draibe
(2001). Em nossa pesquisa empírica tomamos como base o Projeto Político Pedagógico da
Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão (2014a, 2014b) de
onde extraímos os princípios orientadores da análise de sua implementação. Este projeto
fundamenta-se em uma concepção de educação do campo originada nas lutas dos movimentos
camponeses e defende uma sociedade que supere a divisão de classes, as desigualdades sociais,
e as dicotomias entre campo cidade, e especialmente, as dicotomias educacionais, onde há
separação entre formação intelectual e formação técnica, tendo o trabalho como princípio
educativo. Os resultados indicam que a Licenciatura em Educação do Campo na UFMA
enfrenta diversas tensões para consolidar-se no espaço universitário enquanto curso cuja
formação aponta para um novo referencial humano e societário, onde o campo seja liberado das
diferentes cercas que o atravessam: sejam as do latifúndio ou as do conhecimento. Tensões que
vão desde o momento da implementação com enfrentamentos entre a gestão do curso e a
estrutura administrativa da UFMA e que passam também por concepções divergentes
internamente sobre o sentido da formação de educadores do campo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2293707 - CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Externo à Instituição - TERCIANA VIDAL MOURA - UFRB