Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANNY LOPES DO VALE BARROS

DISCENTE: THAYANNY LOPES DO VALE BARROS
DATA: 04/06/2024
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19: uma avaliação de impacto na atenção primária em saúde no município de São Luís – MA entre 2020 e 2021
PALAVRAS-CHAVES: Não há
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: A pandemia de covid-19 deu uma amostra ao mundo do que representa a fragilidade do corpo humano diante de um vírus invisível, mas capaz de aproximar as fronteiras pela linha da possibilidade da morte. Afetou diretamente toda a forma de sociabilidade humana, limitando as interações no mundo. As alternativas para controle da crise sanitária primariamente pela via da restrição da mobilidade, visando controlar a taxa de infecção e retardar o estrangulamento dos sistemas públicos e privados de saúde, abalou o modelo de acumulação do capital, e fez surgir a dualidade entre salvar a economia ou salvar vidas. Além disso, fez com que se elevasse o debate sobre a relevância e alcance do sistema de saúde público para o enfrentamento da pandemia. A presente dissertação analisa os impactos das medidas de controle da pandemia de Covid-19 na Atenção Primária em Saúde no Município de São Luís, considerando os dois primeiros anos da crise sanitária, para tanto, valendo-se do método do materialismo histórico dialético, faz uma discussão sobre a política pública de saúde no contexto da acumulação do capital, a partir dos preceitos da ordem neoliberal, aprofundando sobre o movimento de apropriação do fundo público, bem como, destacando a forte disputa entre os projetos para o modelo de saúde adotado no Brasil. Em um segundo momento, se analisa o modelo de combate à pandemia adotado em nível nacional, apontando as contradições e as disparidades entre as recomendações de organismos internacionais e o modelo negacionista dissipado pelo então governo Bolsonaro. Por fim, se discute a Política de Atenção Primária em Saúde no terreno empírico da Unidade Básica de Saúde da Vila Bacanga em São Luís - MA, por meio pesquisa qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada com usuários e trabalhadores da saúde, de análise de dados secundários da unidade e dos sistemas e informação em saúde do Ministério da Saúde, apontando como seu processo de reconfiguração para atender as demandas da pandemia de covid- 19, impactou a assistência a saúde dos usuários adscritos naquele território.
Presidente - 1196383 - ANTONIO GONCALVES FILHO
Interno - 270.444.753-53 - MARLY DE JESUS SA DIAS