Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: MAELLE MEDEIROS GARRETO DATA: 17/06/2020 HORA: 16:00 LOCAL: On-line TÍTULO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES SURDOS, DOCENTES E INTÉRPRETES EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PALAVRAS-CHAVES: Discentes surdos. Educação Superior. Processo ensino-aprendizagem. Educação Inclusiva. PÁGINAS: 99 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Educação SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação ESPECIALIDADE: Educação Especial RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos discentes surdos da Universidade Federal do Maranhão, acerca do processo ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes, bem como se estas estão sendo eficazes e se estão contribuindo para a permanência desses discentes em seus referidos cursos. Para apreensão do objeto de estudo, inicialmente, fez-se um resgate histórico acerca da educação de surdos no mundo e no Brasil. Destacam-se, ainda, o conceito de pessoa com deficiência, as terminologias utilizadas para designar a pessoa surda, a legislação no que concerne a garantia do direito a educação de surdos. Como percurso metodológico a pesquisa baseou-se em alguns elementos do materialismo histórico-dialético, por compreender que a educação de surdos só pode ser entendida compreendendo as contradições já existentes na educação formal. A pesquisa foi de cunho exploratória, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se pesquisa de campo no âmbito da Universidade Federal do Maranhão, objetivando a apreensão dos elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem dos discentes surdos na Educação Superior. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI Interno - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA