Banca de DEFESA: KEYLA SORENE DA SILVA RODRIGUES
2020-12-15 18:29:23.336
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLA SORENE DA SILVA RODRIGUES
DATA: 28/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: VOCÊ SABE DE ONDE EU VENHO? Um estudo da transição escolar de alunos do campo para a cidade
PALAVRAS-CHAVES: Educação do campo; Transição escolar; Representações sociais.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO: A educação como um direito de todos não ocorre de forma homogênea e, diante dos variados
contextos sociais brasileiros, se apresentando diversificada. Neste trabalho apresentamos um
universo de sujeitos do campo que, sem abandonar seu local de origem, passam a frequentar
escolas urbanas, e começam a ter contato com a nova realidade que se desvela, através de
deslocamento pendular. Com o objetivo de estudar aspectos psicossociais presentes na
transição escolar vivenciada por alunos residentes na zona rural do município de São João dos
Patos/MA para a escola urbana realizou-se este estudo tendo como substância o cotidiano
destes sujeitos. Aspectos educacionais e pedagógicos concernentes à temática foram apoiados
principalmente em Arroyo(2004), Caldart(2004), Coutinho(2009), Freire(1996) e Saviani(2013).
A Teoria das Representações Sociais elaborada por Moscovici (1995;2003;2012) e continuada
por Jodelet(2001;2005), foi escolhida para respaldar este estudo visto buscar compreender
como saberes do senso comum se formam dentro dos grupos sociais e como as práticas destes
grupos são direcionadas por essas construções simbólicas. Utilizou-se também um viés da
abordagem estrutural a esta teoria, seguindo estudos de Abric(2000; 2001; 2003) e
Sá(1996;1998;2002). Neste intuito, selecionou-se uma amostra de vinte alunos residentes em
comunidades rurais do município e matriculados no sexto ano da escola urbana Escola
Municipal Eduardo Coelho Mendes, bem como de dez professores da escola em análise. Os
dados foram coletados de forma semelhante para todos os sujeitos, através de questionários
de perfil e da Técnica de Associação Livre de Palavras-TALP. Aos professores, foram
apresentadas três questões indutoras a serem respondidas com quatro evocações cada. Aos
alunos, cinco questões indutoras que solicitavam quatro respostas cada, e,
complementarmente, registraram-se respostas discursivas aos temas abordados. A análise dos
dados foi realizada pela combinação de técnicas, sendo a Análise de Conteúdo proposta por
Bardin(2010) o ponto de partida para análise de todos os conjuntos de respostas. Os dados
foram também submetidos a análises realizadas através do software Iramuteq. Os resultados
das análises deixaram transparecer que os alunos gostam de viver e estudar no campo,
distanciando-se, pois, da forma de pensar esta realidade manifestada por seus professores,
que expressaram aspectos desfavoráveis relacionados ao tema. Mostraram também que as
Representações Sociais que os alunos do campo expressaram sobre a escola urbana antes de a
conhecerem se aproximaram das que formaram após a frequentarem, tendo sido suas
expectativas atendidas. Com relação aos enfrentamentos relatados pelos alunos durante a
transição escolar, este estudo revelou que as representações dos professores, mais ligadas a
aspectos pedagógicos, se distanciaram daquelas expressadas pelos próprios alunos, que se
mostraram mais afetados pela solidão vivenciada no novo ambiente. Espera-se que este
estudo possa subsidiar intervenções pedagógicas nas escolas que vivenciam o contexto ora
estudado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Presidente - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM - UFMA
Externo à Instituição - VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA - UNIUBE