Banca de DEFESA: DIEGO RODRIGO PEREIRA
2024-05-08 12:39:08.721
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO RODRIGO PEREIRA
DATA: 13/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO
MARANHÃO: o abandono e a evasão escolar em questão
PALAVRAS-CHAVES: educação de jovens e adultos; ensino médio; abandono escolar; evasão escolar.
PÁGINAS: 181
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Este trabalho resulta do estudo empreendido para responder ao problema de pesquisa: como o
abandono e a evasão escolar se materializam e são enfrentados na Educação de Jovens e
Adultos? O objetivo consiste em analisar o abandono e a evasão na Educação de Jovens e
Adultos no Ensino Médio e as estratégias para enfrentar esses fenômenos no Maranhão.
Utilizou-se um percurso metodológico fundamentado no materialismo histórico-dialético,
abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo em
setores e escolas ligadas à Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão, em que os
informantes responderam questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa apontaram que
os aspectos socioeconômicos se confirmam como fatores cruciais ao abandono e a evasão na
Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, por interferirem diretamente nas condições de
permanência e continuidade do estudante na escola. No entanto, outros fatores estão vinculados
a estes, como a falta de suporte físico-pedagógico, de acolhimento e da garantia de direitos por
parte do governo, das gestões locais e da própria escola. Recomendam para a necessidade não
só de assegurar oportunidades educacionais adequadas às expectativas e especificidades do
público da modalidade em questão, mas também a importância de que a oferta escolar seja
acompanhada de uma política consistente para garantir o êxito dos estudantes, entendido como
permanência e conclusão do Ensino Médio. Os agentes públicos e os sujeitos da escola devem
promover a inclusão educacional, aprimorar as oportunidades de aprendizagem e contribuir de
forma incisiva para a redução dos indicadores de abandono e evasão, por meio da garantia
efetiva do direito à educação para todos. Concluiu-se que para enfrentar esses fenômenos, é
necessário o compromisso dos governantes e gestores com políticas públicas voltadas para a
redução das desigualdades sociais e econômicas, o enriquecimento da qualidade do ensino, a
valorização dos professores, a construção de escolas e o aprimoramento da infraestrutura das já
existentes, a criação de programas de formação docente, a oferta de bolsas/auxílios/incentivos
para os estudantes, entre outras medidas. É fundamental que gestores, coordenadores e
professores estejam atentos, não apenas às orientações da Secretaria de Estado da Educação do
Maranhão, na construção do currículo da modalidade a partir de práticas diferenciadas que
considerem as identidades, as diversidades dos estudantes e um trabalho efetivo como
mediadores no cotidiano da escola, reconfigurando-a como agência de acolhimento e
transformação social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA
Presidente - 406525 - LUCINETE MARQUES LIMA
Externo à Instituição - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA - UFPI
Interno - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO