???iracessibilidade???

2024-09-13 13:04:03.07

DISCENTE: ANA GICÉLIA DO NASCIMENTO SOUSA
DATA: 30/09/2024
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: confronto inevitável?
PALAVRAS-CHAVES: Escola; Tecnologias Digitais; Representações Sociais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO: Esta pesquisa investiga como são compartilhadas as percepções construídas acerca do processo de transformação social implicado nos meandros de uso e inserção das Tecnologias Digitais na escola pelos atores educativos (professores e estudantes do 7o ano de uma escola pública). Esse processo apresenta-se como um fenômeno carregado de possibilidades e, também, limites no transcurso da relação pedagógica desenvolvida no cotidiano escolar. É uma investigação que segue a Linha de Pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente – PPGE/UFMA e está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais - GPERS. As problematizações da pesquisa focam nos seguintes questionamentos: como os atores educativos percebem as tecnologias digitais na escola? Conseguem vê-las inseridas na relação pedagógica cotidiana? Nessa direção, o objetivo geral busca apreender as representações sociais compartilhadas pelos atores educativos a respeito da inserção e do uso das tecnologias digitais na escola municipal UEB Professor Nascimento de Moraes/São Luís-MA. Enquanto pesquisa de abordagem qualitativa, a base para desenvolvimento metodológico parte de André (2013), Gil (2024), Severino (2012), além de autores interessados na Educação e nos processos nela imbricados, como Freire e Guimarães (2021), Dussel (2014), Imbernón (2011) e Nóvoa (2020). Para discutir a Relação Pedagógica, apoiamo-nos em Postic (1990), Cordeiro (2011) e Bonfim (2007). Quanto ao panorama de uso das Tecnologias Digitais na escola e na Educação, os fundamentos estão centrados em Pais (2010), Lévy (2010), Kenski (2015), Palfrey e Gasser (2011), e, no campo das Representações Sociais, a base bibliográfica parte de Moscovici (2015), Jodelet (2021), Jovchelovitch (2013), Novaes (2019) e Sá (2015), para citar alguns. A investigação utiliza a etnografia, por ser um estudo do tipo etnográfico apoiado na observação participante para a realização da coleta de dados no contexto da escola, sendo o Protocolo de Pesquisa: Olhares Psicossociais para a prática docente da Fundação Carlos Chagas junto ao CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) o elemento norteador na elaboração dos instrumentos utilizados na pesquisa, que inclui a simulação de uma carta dirigida aos professores, uma conversa feita via WhatsApp entre os estudantes e anotações realizadas no caderno de campo. Esses são os instrumentos adequados às investigações no campo da Teoria das Representações Sociais. Na análise dos dados coletados, aplica-se a técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), com uso do software Atlas.ti, que possibilitou a sistematização digital dos dados, facilitando o seu processo de categorização. Os principais achados de representações sociais dos atores educativos investigados inseridos no contexto específico de uma escola periférica destacam o fato das TD não se apresentarem como soluções para os problemas estruturais e pedagógicos da rede pública de ensino. São apresentadas também as repercussões da Covid-19 na relação pedagógica inserida no contexto das práticas que envolvem as TD na escola antes e depois da pandemia. Outras elaborações importantes dão conta da precariedade do acesso amplo e democrático aos meios digitais na escola pública, visão compartilhada tanto pelos estudantes quanto pelos professores pesquisados, implicando outra ponta, que é a não possibilidade de criação de vínculos significativos para o desenvolvimento de uma relação pedagógica constitutiva do desenvolvimento integral dos sujeitos.
Externo à Instituição - ADELINA DE OLIVEIRA NOVAES - FCC
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA