???iracessibilidade???

DISCENTE: IDECIRES DOS SANTOS LAURINDO
DATA: 27/09/2024
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI): ênfase nas percepções de discentes em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial
PALAVRAS-CHAVES: Capacitismo; Formação Docente; Práticas Pedagógicas; Educação Básica;Educação Inclusiva.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo versa sobre a temática das Percepções de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial (PAEE), em turmas do ensino regular da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a discussão do tema, contextualiza-se que, desde os anos 1990, com a realização da Conferência Mundial de Educação para Todos em Jomtien, na Tailândia, e a Conferência Mundial de Educação Especial de Salamanca, na Espanha, a Educação Especial na perspectiva inclusiva passou a ser considerada como um novo princípio educacional. Em 2008, com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-PEI), surge a busca da implementação de princípios legais, visando à inclusão das crianças com deficiência na escola regular. Com o amparo legal foi possível galgar passos importantes na concretização da presença de crianças PAEE em turmas do ensino regular, todavia, apenas o acesso não é suficiente e para que possamos ir além do acesso, consideramos que seja indispensável formar professores(as) aptos a desenvolver práticas pedagógicas anticapacitistas. Assim, indagamos: como vem ocorrendo a formação inicial dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial? Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a formação inicial do curso de pedagogia da UESPI em relação à inclusão do público- alvo da Educação Especial, de acordo com as percepções dos discentes. Desse modo, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os participantes foram discentes do nono período do curso de licenciatura plena em pedagogia da mencionada instituição que realizaram o estágio docente em turmas do ensino regular de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental com crianças do PAEE. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo inspirada em Bardin (2016). Os resultados apontam que as percepções dos discentes indicam despreparo para desenvolver práticas junto ao PAEE e evidenciam distanciamento entre os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e as práticas pedagógicas numa perspectiva inclusiva. Diante do exposto, as percepções dos discentes indicam que as contribuições formativas adquiridas no curso de pedagogia da UESPI, não foram capazes de contribuir na minimização das inúmeras barreiras excludentes e/ou integracionistas existentes no ambiente escolar, nas práticas pedagógicas e, consequentemente, no capacitismo nosso de cada dia. As barreiras estão presentes em todos os espaços, destarte, a escola não fica à margem e, como professores(as), precisamos percebê-las e nos incomodarmos, para que assim possamos buscar conhecimentos que nos possibilitem eliminá-las. No entanto, uma formação docente pode ser uma poderosa aliada ou uma forte oponente a esse processo, contribuindo tão somente na manutenção da realidade existente. Analisando esta realidade, ponderamos que ainda se faz necessário buscar subsídios teórico-práticos que venham possibilitar transformações no quesito formação inicial de professores(as) e que possibilitem a eliminação do capacitismo nas instituições de ensino.
Externo à Instituição - ALINE DE NOVAES CONCEIÇÃO - UFMS
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA