Banca de QUALIFICAÇÃO: NICOLLE TEIXEIRA BARBOSA

2024-07-11 09:13:39.25

DISCENTE: NICOLLE TEIXEIRA BARBOSA
DATA: 09/08/2024
LOCAL: Sala 01 do PPGCS - CCBS (SESSÃO PÚBLICA)
TÍTULO: Efeito do tratamento com extrato do mesocarpo de babaçu (Attalea speciosa Mart.) na sepse letal por Candida sp.
PALAVRAS-CHAVES: Apigenina; babaçu; Candida albicans; Candida parapsilosis; fatores de virulência; sepse.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: As espécies do gênero Candida são consideradas patógenos fúngicos oportunistas e membros comuns do microbioma humano. Estas, podem ocasionar infecções nos seres humanos em diferentes sítios e causar morte. Com isso, alternativas capazes de contornar essa problemática se fazem necessárias. O babaçu, espécie escolhida para este projeto, é um recurso natural importante para o Maranhão, seja pela preponderância que assumiu no âmbito comercial, seja pela sua relevância junto às famílias rurais do estado já que todas as suas partes apresentam potencial de uso. Em resultados prévios in vitro utilizando o extrato etanólico do mesocarpo de babaçu, foi observado que o mesmo foi efetivo em inibir o crescimento de C. albicans e C. parapsilosis. Nesse contexto, o presente trabalho busca avaliar as propriedades antissépticas do extrato etanólico do mesocarpo de babaçu (Attalea speciosa Mart.) (EMB) na sepse letal por Candida albicans e Candida parapsilosis. A composição química do EMB foi determinada cromatografia líquida. Foi avaliada a toxicidade in vitro e in vivo do EMB e a atividade anti-Candida in vitro determinou o efeito sobre a inibição da adesão e da formação de biofilme. A avaliação in vivo foi feita em larvas de Tenebrio molitor infectados letalmente com C. albicans e C. parapsilosis. No EMB foram identificados como compostos: vicenina-2, isoschaftosídeo, schaftosídeo, orientina, apigenina-6-C-glucosídeo-8-C-arabinosídeo, apigenina-7-rutinosídeo e ácido isoclorogênico. O EMB apresentou baixa toxicidade e atividade anti-Candida, tanto para as linhagens padrão quanto para os isolados clínicos de C. albicans e C. parapsilosis, inibindo a adesão e o biofilme de todas as espécies testadas, com efeito dose-dependente. Nos ensaios in vivo, o EMB aumentou a sobrevida das larvas de T. molitor letalmente infectadas com C. albicans e C. parapsilosis. Em conclusão o EMB aumentou a sobrevida de T. molitor durante a infecção letal, possivelmente devido a sua ação anti-Candida de largo espectro e efeito sobre os fatores de virulência de C. albicans e C. parapsilosis. Inferimos que essa atividade pode estar relacionada à presença dos compostos identificados no extrato, especialmente à apigenina, devido ao seu potencial antifúngico.
Presidente - 306484 - ROSANE NASSAR MEIRELES GUERRA LIBERIO
Interno - 1556449 - LIVIO MARTINS COSTA JUNIOR