Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELA GOMES SANTOS

2024-07-11 09:24:19.31

DISCENTE: PAMELA GOMES SANTOS
DATA: 24/07/2024
LOCAL: Sala 01 do PPGCS - CCBS (SESSÃO PÚBLICA)
TÍTULO: Efeito de Anacardium occidentale L na infecção letal por Staphylococcus aureus
PALAVRAS-CHAVES: Antibacteriano; Tenebrio molitor; MRSA; Flores; Cajueiro.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A bioprospecção de produtos naturais, com ação antimicrobiana e finalidade terapêutica, vem ganhando bastante destaque no mundo, sobretudo considerando o elevado número de microrganismos resistentes aos tratamentos convencionais. Nesse contexto, os produtos derivados de Anacardium occidentale, popularmente conhecida como cajueiro, espécie nativa do Brasil e utilizada abundantemente pela população no tratamento de infecções, surgem como uma promissora alternativa tratativa, devido ao seu potencial antimicrobiano. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do extrato etanólico das flores de A. occidentale (EAO) na infecção letal por Staphylococcus aureus em modelo alternativo Tenebrio molitor, bem como seu efeito antivirulência em cepas padrão e multirresistentes clínicas. A ação antimicrobiana in vitro foi determinada por meio dos ensaios de concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) sobre as cepas padrão S. aureus (ATCC 25923), E. faecalis (ATCC 29212), E. coli (ATCC 29922) e K. pneumoniae (ATCC 700603); e as linhagens multirresistentes clínicas MRSA 240016969961 e 240016969962. Também foi avaliada o efeito do extrato na erradicação e viabilidade de biofilme pré-formado e formado. O modelo alternativo T. molitor foi utilizado para avaliar a toxicidade do EAO, padronização do inóculo bacteriano e infecção letal por S. aureus. Para a infecção letal as larvas foram divididas em grupos (N=10), recebendo inóculo bacteriano de 105 UFC/μL e tratadas por via intrahemocélica: o controle negativo recebeu PBS; o controle positivo recebeu ciprofloxacina (1,56 μg/mL), e o EAO, tratado nas concentrações de 1/2 MIC (3,12 mg/mL), MIC (6,25 mg/mL) e 2x MIC (12,5 mg/mL). Os resultados foram analisados usando o software GraphPadPrism, por meio do teste de normalidade, T de Student ou por análise de variância (ANOVA). Para avaliação da sobrevida foi utilizado a Curva Kaplan-Meier, seguida de teste estatístico de Log-Rank. As diferenças foram consideradas significativas quando p ≤ 0,05. Os valores de CIM variaram entre 6,25 e 50 mg/mL para as cepas clínicas, onde a melhor atividade foi contra S. aureus (ATCC 25923) (CIM=6,25 mg/mL e 12,5 mg/mL), já para as linhagens de MRSA o MIC foi de 12,5 mg/mL. Além disso, o extrato foi capaz de reduzir a biomassa e viabilidade dos biofilme pré-formado e formado das bactérias teste. Nos ensaios in vivo com T. molitor, o extrato apresentou baixa toxicidade em todas as concentrações testadas e aumentou a sobrevida das larvas letalmente infectadas, sendo mais efetivo na maior concentração. Em conclusão, o EAO foi capaz de prologar a sobrevida de larvas letalmente infectadas por S. aureus, assim como apresentou efeito antivirulência no biofilme de cepas padrão e resistentes clínicas, tais relatos nessa pesquisa são pioneiros.
Interno - 704.101.861-04 - EDUARDO MARTINS DE SOUSA
Presidente - 306484 - ROSANE NASSAR MEIRELES GUERRA LIBERIO