Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE PEREIRA REGO MUNIZ

2024-08-13 14:40:12.377

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIQUE PEREIRA REGO MUNIZ
DATA: 19/08/2024
LOCAL: Sala 01 do PPGCS - CCBS (SESSÃO FECHADA)
TÍTULO: Avaliação da associação entre progressão para Doença Renal Crônica e a presença de lesões vasculares em biópsias renais de pacientes com Nefrite Lúpica
PALAVRAS-CHAVES: Lúpus Eritematoso Sistêmico; Nefrite Lúpica; Epidemiologia; Doenças Vasculares.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Uma crítica comum às classificações de nefrite lúpica é a relativa escassez de informações concernentes a alterações tubulares, intersticiais e vasculares, em comparação ao detalhamento dado às alterações glomerulares, mesmo sabendo-se do seu potencial de progressão independente para doença renal crônica. Este estudo se propõe a descrever as características demográficas, clínicas e laboratoriais dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, cujas biópsias renais foram compatíveis com nefrite lúpica, investigando correlações entre variáveis demográficas e clínicas, e a analisar a associação entre a presença de lesões vasculares renais e progressão para doença renal crônica nessa população. Trata-se de uma coorte restrospectiva composta por pacientes brasileiros submetidos à biópsia renal no período de maio de 2014 a maio de 2023, com diagnóstico de nefrite lúpica. As amostras histológicas foram analisadas pelo mesmo patologista renal no Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra (LIME-HUUFMA), referência em nefropatologia para 42 hospitais universitários federais brasileiros.
Presidente - 2046964 - GYL EANES BARROS SILVA
Interno - 032.954.943-04 - NATALINO SALGADO FILHO