Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARIANO PIRES DE OLIVEIRA NETO

2024-10-24 10:07:29.448

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARIANO PIRES DE OLIVEIRA NETO
DATA: 12/11/2024
LOCAL: null
TÍTULO: Avaliação de Biomarcadores Celulares e Moleculares na Fisiopatologia de Craniofaringiomas
PALAVRAS-CHAVES: Craniofaringioma, Neuroendocrinologia, Biomarcadores
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Craniofaringiomas são tumores cerebrais raros que, apesar de serem classificados como benignos, apresentam características invasivas que podem comprometer estruturas vitais do cérebro. Essas neoplasias representam 2 a 5% dos tumores intracranianos e afetam tanto crianças quanto adultos, sem predileção por sexo. Existem dois subtipos principais, o adamantinomatoso e o papilar, que se distinguem por suas características histológicas e moleculares. Os mecanismos biológicos e moleculares que conduzem ao desenvolvimento e progressão dos craniofaringiomas ainda não são completamente esclarecidos, assim como há escassez de opções terapêuticas eficazes para seu tratamento. Este é um tema relevante devido à alta taxa de morbidade associada à doença e à limitada eficácia dos tratamentos atuais, restritos à cirurgia e radioterapia, que muitas vezes resultam em recorrência tumoral e comprometimento significativo da qualidade de vida dos pacientes. A questão específica a ser investigada é a identificação de biomarcadores moleculares e genéticos que possam prever a agressividade dos craniofaringiomas e fornecer alvos terapêuticos potenciais. Hipotetiza-se que mutações em genes como CTNNB1, BRAF, TERT, e RAS, além da expressão de proteínas como Ki-67, MGMT e VDAC2, estejam associadas a variações na agressividade dos tumores e na resposta ao tratamento. Evidências que sustentam essa hipótese incluem estudos que mostraram a presença de mutações e alterações na expressão desses genes e proteínas em craniofaringiomas e outros tumores, sugerindo sua relevância na oncogênese e na progressão tumoral. A metodologia adotada incluiu a análise histológica, imunohistoquímica e molecular de amostras tumorais de pacientes com craniofaringiomas, visando caracterizar os aspectos clínicos e genéticos da doença e correlacioná-los com a agressividade tumoral e a resposta ao tratamento, com o objetivo de identificar novas estratégias terapêuticas e melhorar o manejo clínico desses tumores.
Co-orientador - 1101070 - GILVAN CORTES NASCIMENTO
Presidente - 406254 - MANUEL DOS SANTOS FARIA