Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA CRISTINA SOUSA

2025-06-06 10:51:50.043

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA CRISTINA SOUSA
DATA: 25/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 02 do PPGCS - CCBS (SESSÃO PÚBLICA)
TÍTULO: Coinfecção Leishmaniose Visceral/HIV e os Determinantes Sociais de Saúde no Maranhão: uma análise temporal e espacial no período de 2007 a 2022.
PALAVRAS-CHAVES: Análise espacial. Leishmânia. Síndrome da Imunodeficiência Humana. Indicadores Sociais. Áreas de risco. Estudo ecológico.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição temporal e espacial dos casos de coinfecção Leishmaniose Visceral (LV)/HIV e seus determinantes sociais da saúde no estado do Maranhão, no período de 2007 a 2022. Trata-se de uma pesquisa ecológica e analítica, baseada em dados secundários provenientes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram notificados 626 casos de coinfecção ao longo do período estudado. A incidência bruta foi calculada, e a análise espacial foi realizada por meio dos Índices de Moran Global e Local, com o intuito de identificar a presença de autocorrelação espacial e delimitar áreas de maior e menor risco para a coinfecção. As análises estatísticas foram conduzidas utilizando o software GeoDa (versão 1.14.0), e os resultados foram apresentados por meio de mapas temáticos elaborados no QGIS (versão 3.6.2), com base na malha digital do Maranhão disponibilizada pelo IBGE. Os achados revelaram uma distribuição espacial heterogênea dos casos, com aglomerados de alto risco localizados predominantemente nas regiões geográficas intermediárias de Santa Inês-Bacabal, São Luís, Caxias e Imperatriz. Áreas de baixo risco foram identificadas principalmente nas regiões de São Luís e Santa Inês–Bacabal. A análise dos determinantes sociais da saúde indicou a presença de clusters do tipo alto-alto associados à alta cobertura do Programa Bolsa Família e matrículas no ensino médio em municípios das regiões de São Luís, Caxias, Imperatriz. No entanto, para a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) observou-se desempenho insatisfatório em ambos os períodos, com a presença exclusiva de clusters Baixo-Baixo, retratando áreas com baixa taxa de incidência circundados por áreas de baixa cobertura da Atenção Primária à Saúde, indicando a presença das desigualdades sociais e de acesso aos serviços públicos nessas localidades. Os resultados obtidos evidenciam a existência de territórios prioritários para a formulação de políticas públicas e alocação de recursos no enfrentamento da coinfecção LV/HIV. Destacam-se, assim, a importância de estratégias de gestão e organização dos serviços de saúde orientadas pela equidade e pela integralidade no cuidado às populações vulneráveis.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 238.478.163-49 - ANA LÚCIA ABREU SILVA
Co-orientador externo à instituição - DAVID SOEIRO BARBOSA - UFMG
Externo à Instituição - LÍDIO GONCALVES LIMA NETO - UNICEUMA
Interno - 1136091 - PAULO VITOR SOEIRO PEREIRA
Externo ao Programa - 2250583 - ZULIMAR MARITA RIBEIRO RODRIGUES

fim do conteúdo