Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIA LUANA DE FREITAS MOREIRA

2024-03-25 23:46:51.896

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÁSSIA LUANA DE FREITAS MOREIRA
DATA: 15/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: QUE OLHASSEM PARA O DEMÔNIO QUE AS HAVIA POSSUÍDO NA FORMA DE UM GATO": O DISCURSO DA IGREJA PAPAL PARA A ERRADICAÇÃO DO CATARISMO NO LANGUEDOC DO SÉC. XIII.
PALAVRAS-CHAVES: Heresia Cátara; Igreja Romana; Discurso; Representação. LINK PARA A REUNIÃO: https://meet.google.com/mgr-mgfu-iic
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: Essa pesquisa visa analisar a performance de forças e interesses que culminaram na formação discursiva do imaginário Cátaro, no sul da França, entre os anos de 1209 a 1235, período em que se deu a Cruzada Albigense, e outros processos de intervenção da Igreja Papal na região, como a inquisição pastoral. Haja vista o contexto instável em que se deu tal formação, caracterizado por conflagrações políticas entre os agentes do Papado, a monarquia francesa e as forças locais da região do Languedoc, a metodologia utilizada pautou-se na análise do discurso foucaultiano, destacando a contribuição de Foucault (1970) no que diz respeito à articulação dentro da análise do discurso entre o saber e poder, somando a percepção do autor em como o discurso é capaz de provocam resultados não necessariamente repressivos, mas sim constituidores e/ou criadores da verdade. Esta pesquisa aponta que o condado de Toulouse foi marcado por conflitos internos e externos, que foram intensificados após a enorme adesão daquela região, incluindo da nobreza, à heresia cátara, conflito este que alcançou seu nível mais alto na cruzada realizada para erradicar a heresia. O fim do conflito armado se deu graças à assinatura do tratado de Paris de 1229, com 22 cláusulas que condicionam a capitulação daquele conflito. Busca-se constatar, utilizando a perspectiva de Valentin Volóchinov (2018), especialmente o de signo ideológico onde o autor conjectura que o receptor compreende os mesmos da forma com que seu contexto histórico individual possibilita, estes signos endossados para caracterizar os dissidentes religiosos naquele contexto, é fruto de uma ação coordenada pelo papado no Languedoc para combater a heresia, visto que há evidências que mesmo após o término da cruzada ainda existiam casos de heresia naquela região.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 789.365.867-34 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Interno - 2079203 - MARCUS VINICIUS DE ABREU BACCEGA
Externo à Instituição - SOLANGE PEREIRA OLIVEIRA - UEMA
Externo à Instituição - THIAGO DE AZEVEDO PORTO - UFPA

End of content