Go to accessibility

DISCENTE: TAISE HELENA DE SOUSA SILVA
DATA: 03/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Feira de ciências. Aprendizagem Significativa.
ÁREA: Educação
RESUMO: Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma investigação sobre a Feira de Ciências como instrumento para promoção da Aprendizagem Significativa no ensino de Ciências. Tendo como objetivo geral analisar os procedimentos técnico-científicos de construção e implementação de Feira de ciências utilizado como instrumento para a aprendizagem de conteúdo de Ciências no Ensino Fundamental Séries Finais das Unidades de Educação Básica, Núcleo Anil, São Luís/Ma, já que nas experiências profissionais e na própria prática em sala de aula percebemos a dificuldade de alguns docentes em ministrar os conteúdos de ciências e obterem resultados positivos e o alcance da Aprendizagem Significativa e assim levantam-se alguns questionamentos acerca da concepção metodológica assumida pelo professor de Ciências ao suscitar procedimentos técnicos e didáticos-pedagógicos inovadores na implementação de estratégias metodológicas, como por exemplo, o formato de Feiras de ciências em escolas em nível do Ensino Fundamental, a saber: 1) Como a Feira de Ciências pode desenvolver a Aprendizagem Significativa de conhecimentos científicos no Ensino Fundamental?; 2) Quais as características que definem as práticas educativas comumente trabalhadas na realização de Feira de Ciências de escolas de Ensino Fundamental da capital maranhense?; 3) Quais estratégias técnico-científicas poderiam ser aplicadas para nortear e potencializar uma Feira de Ciências no Ensino Fundamental? Aposta-se compreender o formato de Feiras de ciências em escolas em nível do Ensino Fundamental, tendo em conta sua principal particularidade: Identificar a ocorrência de Feiras de ciência em nas UEBs do Ensino Fundamental do Núcleo Anil do município de São Luís/MA; Caracterizar e categorizar as Feira de Ciências identificadas na perspectiva da aprendizagem significativa e Alfabetização cientifica; Identificar as concepções dos professores de ciências do EF sobre a intenção didático pedagógica na implementação de Feira de Ciências como instrumento de intervenção para aprendizagem significativa no ensino de Ciências; e por fim; elaborar um Guia com orientações sobre implementação de Feira Ciência para o Ensino Fundamental com base na pesquisa desenvolvida. Alicerça-se este estudo na pesquisa bibliográfica, na documental e na pesquisa participante. Na primeira, baseamo-nos nos fundamentos de: Delizoicov (2011), Selbach (2010) que fundamentam o Ensino de Ciências; Ausubel (1968 e 1878) a Aprendizagem Significativa, Mancuso (1993) Feira de Ciências, Chassot (2000 e 2003) Alfabetização científica. Na pesquisa documental, sustentada na constante revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação Básica (2013) e dos PCN’s para Ciências (BRASIL, 1997 e 1998), LDB (BRASIL, 1996) e Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2016) documentos que norteiam a base curricular do Ensino de Ciências no Brasil. Já na pesquisa participante, Gil (2010) que nos direcionou para a intervenção no campo, fazemos uso dos questionários (com perguntas semiabertas e abertas), da entrevista semiestruturada como instrumentos de investigação sobre as concepções dos docentes sobre a Feira de ciências como instrumento para promoção da Aprendizagem Significativa no 5 ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Espera-se com este estudo contribuir com novas pesquisas, discussões, reflexões e mudanças de perspectivas no contexto escolar, especialmente quanto à necessidade e importância de novas metodologias de ensino e de utilização de instrumentos para promover aprendizagem com significado.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo ao Programa - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA