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Banca de DEFESA: CRISTIANE ALVARES COSTA

2019-03-25 16:44:54.39

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE ALVARES COSTA
DATA: 22/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA PARA O 6º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: As contribuições de projetos de trabalho e o uso da tecnologia
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Filosofia. Projetos. Uso de Tecnologia.
PÁGINAS: 216
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa versa sobre o Ensino de Filosofia para o 6º ano da educação básica na perspectiva das contribuições de Projetos de Trabalho e o uso da tecnologia. O interesse nasce da experiência como docente pedagoga no ensino de Filosofia na Educação Básica. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em construir uma Proposta Pedagógica em Filosofia por meio de Projetos de Trabalho materializado em um Caderno de Sugestões para o 6º ano da Educação Básica em que buscamos verificar possíveis entraves pedagógicos existentes na escola estadual e propor a escola pesquisada, a aplicação de Projetos de Trabalho para o processo ensino aprendizagem no ensino de Filosofia, utilizando diferentes linguagens quanto ao ensino do conteúdo de Filosofia e aplicando recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem na escola pública. Para este estudo, nos apoiamos nas reflexões de Hernandéz (1998), Dewey (1956); Lipman (1995), Kohan (2000); e Kenski (2008) entre outros. Realizamos uma pesquisa quanto sua abordagem qualitativa, desenvolvida por meio do suporte fornecido pelos estudos bibliográficos. Em relação aos procedimentos, constituiu-se um Estudo de Caso. Para coletar e registrar os relatos de professor e alunos utilizou-se questionários semiestruturadas com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da pesquisa foram a professora e 11 alunos do 6º ano na disciplina de Filosofia. O formato de Projetos de Trabalho, aqui proposto, oportunizou a utilização de diferentes linguagens em diálogo com os conteúdos filosóficos, como por exemplo, uso do vídeo por meio de filmes em formato desenho animado, em contexto educativo e filosófico direcionado ao ensino de filosofia para crianças e jovens, proporcionou o contato com paradidáticos específicos de filosofia. Concluímos como resultado deste estudo que a contribuição de Projetos de Trabalho e dos recursos digitais como ferramenta pedagógica nas aulas de Filosofia ampliam as possibilidades de aprendizagem no contexto escolar, valorizaram a atitude criativa dos alunos, favoreceu o entendimento inicial quanto as leituras filosóficas, o que proporcionou a reflexão e em alguns casos a mudança de postura frente a algumas atitudes, de pensamento. Palavras
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1566965 - ALEXANDRE JORDAO BAPTISTA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS

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