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Banca de DEFESA: MAÍRA CARLA MOREIRA ARAGÃO

2020-08-04 15:52:11.481

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAÍRA CARLA MOREIRA ARAGÃO
DATA: 04/09/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A TECNOLOGIA MÓVEL COMO APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO DE SOUZA GUIMARÃES
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista. Tecnologias Móveis. Aplicativos
PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo refere-sesobre a utilização da tecnologia móvel para auxiliar no desenvolvimento de habilidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Desta forma, nos indagamos: Como as tecnologias móveis podem ser integradas na formação do professor para desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas de alunos com Transtorno do Espectro Autistada Sala de Recurso Multifuncionalna UEB João de Souza Guimarães? Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a tecnologia móvel como apoio didático-pedagógico aos professores de alunos com Transtorno do Espectro Autista da Sala de Recurso Multifuncional na Unidade de Educação Básica João de Souza Guimarães. A investigação apresenta, ainda, os objetivos específicos, entre eles: verificar como ocorre processo de ensino e aprendizagem dos alunos autistas da Sala de Recurso Multifuncional da escola pesquisada; mapear os recursos pedagógicos que estão sendo utilizadas pelos professores para o trabalho com alunos autistas; elaborar estratégias de intervenção com o uso de tecnologias móveis utilizando aplicativos já existentes com os alunos com TEA; construir um E-book com estratégias que irão auxiliar na utilização de aplicativos como ferramenta para mediar o processo didático-pedagógico dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. A nossa pesquisa se estrutura nos procedimentos da pesquisa-ação crítica e os instrumento e técnicas de coletas de dados utilizados, foram: observação não participante, observação participante, questionário preliminar, questionário com os pais, questionário com professora e questionário com os alunos com Transtorno do Espectro Autista. Os sujeitos da pesquisa consistem em uma professora da Sala de Recurso Multifuncional, quatro alunos com Transtorno do Espectro Autista e seus respectivos responsáveis. O local da pesquisa foi a Unidade de Educação Básica João de Souza Guimarães, localizada na cidade de São Luís – MA. Os resultados obtidos permitem concluir que a tecnologia móvel é pontecialmente uma estratégia educativa motivadora, dinâmica e atraente no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista, bem como, auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas dos quais os alunos necessitam para melhorara aprendizagem. Conclui-se, portanto, a eficácia dos aplicativos utilizados na pesquisa devido às melhorias perceptíveis nos alunos com Transtorno do Espectro Autista relatadas pelos participantes do estudo
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA - UFPB

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