Go to accessibility

DISCENTE: IONE DA SILVA GUTERRES
DATA: 04/04/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A INFÂNCIA, O BRINCAR E A CULTURA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA: um estudo da prática lúdica na Unidade de Educação Básica Mary Serrão Ewerton, em São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Brincar. Pré-escola. Práticas Lúdicas. Zona Rural.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa versou sobre as culturas da infância de uma pré-escola pública da zona rural de São Luís-MA. A investigação partiu de alguns questionamentos centrais, a saber: quais as concepções teórico-metodológicas que orientam as práticas lúdicas das educadoras do Infantil I e II? Em quais situações lúdicas, o jogo, o brinquedo e a brincadeira poderão estabelecer relações entre as dimensões do ser criança e do viver a infância? De que forma pode ser organizado um encontro formativo com as educadoras, a fim de que priorizem o brincar nas práticas lúdicas? Como a pesquisadora poderá elaborar, em parceria com as educadoras da Unidade de Educação Básica Mary Serrão Ewerton, um Caderno de Orientações Pedagógicas com jogos, brinquedos e brincadeiras que privilegie os saberes das crianças como algo próprio da cultura escolar? O objetivo geral da pesquisa consiste em entretecer os fios de perspectivas lúdicas na cultura escolar de crianças pequenas pertencentes à rede pública municipal da zona rural de São Luís-MA, priorizando a cultura da infância e do brincar nas práticas lúdicas das educadoras, com vistas à elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas que enfatize o brincar, enquanto linguagem específica da infância. Já os objetivos específicos destinaram-se a verificar as concepções teórico-metodológicas que orientam as práticas lúdicas das educadoras do Infantil I e II; compreender em quais situações lúdicas, o jogo, o brinquedo e a brincadeira poderão estabelecer relações entre as dimensões do ser criança e do viver a infância; realizar encontros formativos com as educadoras, a fim de que priorizem o brincar nas práticas lúdicas; elaborar, em colaboração com as educadoras, um Caderno de Orientações Pedagógicas com jogos, brinquedos e brincadeiras que privilegie os saberes das crianças como algo próprio da cultura escolar. Para tanto, foram revisitados estudiosos da área, como: Ariès (2019), Kuhlmann Junior (2015), Faria (2007; 2011), Corsaro (2011), Brougère (2010), dentre outros. Como metodologia, foram utilizadas a revisão de literatura do tipo Estado da Arte e a Intervenção Pedagógica, com enfoque qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram quatro educadoras e uma gestora. Os instrumentos de geração de dados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada. A técnica de análise dos dados utilizada foi a de conteúdo. Os dados encontrados no decorrer da pesquisa revelaram uma tensão entre a cultura infantil e a cultura escolar. Contudo, com as intervenções nas ações docentes, foi desvelada a importância e a prioridade para o brincar nas atividades educativas que valorizem as crianças como sujeitos de direitos e atores sociais que nas interações produzem cultura.
Interno - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO