Banca de QUALIFICAÇÃO: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO
2022-04-07 10:19:11.008
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO
DATA: 25/04/2022
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VIDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA:
Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil
no município de São Luís/MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Linguagem escrita. Prática discursiva. Pré-escola
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA:
Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil do
município de São Luís/MA faz parte do programa de Pós-Graduação em Gestão de
Ensino da Educação Básica PPGEEB, Mestrado Profissional da Universidade
Federal do Maranhão UFMA e tem por objetivo geral investigar o processo de
apropriação da Linguagem Escrita de crianças da pré-escola em uma instituição de
Educação Infantil da Rede Municipal de São Luís-MA a partir dos pressupostos da
perspectiva discursiva, com vistas à elaboração de um Caderno com
recomendações para subsidiar o trabalho docente nessa etapa da educação básica;
e como objetivos específicos: situar as concepções de criança, aprendizagem e
desenvolvimento e de Linguagem Escrita na Educação Infantil, a partir dos
pressupostos da perspectiva discursiva; identificar as concepções teóricometodológicas que as professoras colaboradoras utilizam para organizar e
desenvolver as situações de ensino referentes à linguagem escrita e seu processo
de apropriação pelas crianças da pré-escola e organizar de forma colaborativa um
produto educacional a partir dos pressupostos teóricos que subsidiam a perspectiva
discursiva de apropriação da Linguagem Escrita na Educação Infantil. Os objetivos
apresentados direcionam para uma abordagem de pesquisa qualitativa,
fundamentada nos pressupostos da pesquisa do tipo colaborativa. O local de
investigação será a Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins (UEB Anexo
Ipase de Baixo) tendo como colaboradores os docentes da pré-escola e os docentes
suporte-pedagógicos. A entrevista semiestruturada, sessões reflexivas, análise
documental contribuirão de forma significativa para o levantamento de dados. As
interações ocorrerão virtualmente por meio de ferramentas digitais e aplicativos
como Google Forms, Whatsapp e Padlet. A análise dos dados será realizada de
forma reflexiva a partir da organização das grandes categorias teóricas e empíricas
de estudo. Bakhtin (2003;2006) e Vigotski (1995; 1996; 2008; 2009; 2017; 2018)
sustentam teoricamente a pesquisa assim como os estudos de teóricos
contemporâneos como Smolka (2012; 2019), Mello (2007; 2009; 2010; 2015) e
Baptista (2010; 2017) que apontam aspectos relevantes para a compreensão da
escrita enquanto linguagem dialógica e interativa de forma a situar o trabalho
pedagógico realizado na Educação Infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES