Go to accessibility

DISCENTE: CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO DA SILVA
DATA: 12/05/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: Diagnóstico e proposição de um e-book com estratégias e ferramentas para a prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: metodologias ativas; peer instruction; ferramentas digitais. prática pedagógica. ensino fundamental.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação pauta-se em pesquisas que apontam para resultados relevantes na aplicação da metodologia ativa Peer Instruction e com o uso de Tecnologias Digitais, mas que a maioria dessas aplicações encontradas na literatura está no Ensino Superior ou no Ensino Médio e com pouca expressão no Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo investigar as compreensões dos professores sobre Metodologias Ativas, especificamente a Peer Instruction auxiliado por ferramentas digitais como uma alternativa ao ensino tradicional, com vistas a criar um e-book com estratégias e ferramentas digitais para a prática pedagógica de docentes do Ensino Fundamental I. As bases teóricas relevantes para este trabalho se ancoram na perspectiva de John Dewey (1859-1952) que preconiza a aprendizagem por meio da experiência, David Ausubel (1918-2008), sobre aprendizagem significativa, Paulo Freire (1921-1997) na perspectiva da autonomia e uma educação não bancária, e ainda, Lev Vygotsky (1896-1934), diante da concepção de sujeito ativo na sua própria aprendizagem. Como método aponta-se para a pesquisa de natureza aplicada e se caracteriza como exploratória, com abordagem qualitativa e colaborativa. Tendo como lócus de pesquisa a U.E.B. Camélia Costa Viveiros, escola pública situada no município de São Luís – MA, os quais os participantes da pesquisa serão professores das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da referida escola, que participarão de encontros formativos logo após o diagnóstico inicial. Como procedimento de coleta de dados propõe-se aplicar entrevistas semiestruturadas, questionários e observação não participante. Os dados serão analisados discutidos à luz da literatura com vistas à criação do produto educacional, um e-book contendo Orientações Pedagógicas, Estratégias e Ferramentas Digitais para a aplicação da metodologia ativa Peer Instruction.
Presidente - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR