Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE COSTA DOS SANTOS
2022-06-13 09:36:55.876
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE COSTA DOS SANTOS
DATA: 22/06/2022
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS: um estudo na
Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva em São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras- chave: Práticas educativas. Professoras.Relações étnicos-raciais.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de
Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal
do Maranhão UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão
problematizadora: como as práticas educativas de professoras da Educação Infantil
podem contribuir para uma educação antirracista? A partir de então, o objetivo geral
da pesquisa foram: investigar as práticas educativas antirracistas de professoras da
educação infantil com vista a desenvolver um caderno com orientações didáticas e
pedagógicas à luz da Lei de nº 10.639/2003 na Unidade de Educação Básica Sofia
Silva. Já os objetivos específicos destinaram-se a: verificar quais os entendimentos
teóricos e metodológicos sobre educação para as relações étnico-raciais, tem a
Unidade de Educação Básica Sofia Silva; analisar se a questão de gênero e o
reconhecimento de professoras como mulher negra tem contribuído para as práticas
educativas antirracista; averiguar de que forma os conteúdos inerentes à História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana à luz da Lei de n.º 10.639/2003 estão sendo
trabalhadas na Unidade de Educação Básica Sofia Silva e se existem formações
pedagógicas de professoras da Educação Infantil para a educação étnico-racial afrobrasileira
e africana. A pesquisa está organizada em seis seções, que ainda estão
em construção. No entanto, para o referencial teórico foram revisitados estudiosos
da área como: Gomes (2012), Munanga (1999,2005), Aries (2006), Petronilha
(2007), Imbernón (2011), Ribeiro (2019), Candau (2008,2012) dentre outros(as). A
metodologia é de natureza aplicada, como método de procedimento o estudo de
caso, abordagem qualitativa, e tem como técnicas de coleta de dados a observação
não participante e as entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa serão as
professoras de Educação Infantil, a gestora escolar e a coordenadora pedagógica. A
interpretação dos dados se dará por meio da análise de conteúdo. Esperamos que
esta investigação contribua para o desenvolvimento de ações para uma educação
antirracista na Educação Infantil e promova reflexões sobre a valorização e respeito
às diferenças no campo educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA