Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: ANA KAROLINE PEREIRA WERNZ RABELO

2022-10-07 16:20:21.216

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KAROLINE PEREIRA WERNZ RABELO
DATA: 25/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma proposta didático-pedagógica como possibilidade para prática docente no município de Bacabeira-MA
PALAVRAS-CHAVES: Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Educação Infantil. Prática Docente
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como foco o estudo do currículo da Educação Infantil e os aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aliados a ele, tendo como local da pesquisa o Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho localizado no município de Bacabeira-MA. O objetivo desta pesquisa é propor um conjunto de orientações pedagógicas para a Educação Infantil, por meio de um E-book construído a partir da reflexão do currículo e, portanto, da BNCC, de forma colaborativa com as professoras da escola locus, a fim de ressignificar e redimensionar o currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica, cujas sugestões foram debatidas a partir de um ciclo formativo, do qual professoras da Educação Infantil que exercem suas funções nas turmas de infantil I e II e a gestora foram as interlocutoras. Esta pesquisa está fundamentada em diversos teóricos e estudiosos, a saber, Silva (2015), Lopes; Macedo (2011), Moreira; Silva (2013), no campo do currículo, entre outros como Àries (1973), Kulhmann (2015) e Sarat (2009) no campo da Educação Infantil que foram importantes ao suporte teórico deste escrito e decisivos para o alcance dos nossos propósitos. O presente trabalho foi dividido em cinco seções. Na primeira, apresenta-se a temática desta pesquisa seguida da justificativa, do problema, dos objetivos e contribuições. A segunda, por sua vez, é uma revisão de literatura em que descrevemos o contexto histórico do conceito da infância através de sua relação com a sociedade, documentos e políticas curriculares para infância. A terceira seção aborda as diversas teorias curriculares e suas implicações para o currículo da Educação Infantil. Na quarta, destacam-se os passos metodológicos para concretização da pesquisa e a descrição do produto da pesquisa além dos achados da pesquisa. Na última seção, descreveram-se as conclusões transitórias. O estudo concluiu que as interlocutoras da pesquisa, professoras e gestora do CEI Chapeuzinho Vermelho enfrentam um contraste quanto às práticas pedagógicas e currículo pautado na BNCC para Educação Infantil que considere a infância em sua totalidade. Os resultados apontaram que foi muito significativo o processo de intervenção por meio do ciclo formativo que discutiu a Educação Infantil e a BNCC, haja vista ter dado possibilidade para as interlocutoras vivências de formação que as permitiu olhar para dentro de suas salas de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAGOBERTO BUIM ARENA - UNESP
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

End of content