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Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANA SILVA SOUSA

2022-10-27 10:37:31.383

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILANA SILVA SOUSA
DATA: 14/11/2022
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB, BLOCO A, SALA 203 - CCSo
TÍTULO: A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo sobre práticas pedagógicas na creche da Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Relações Étnico-Raciais. Lei nº 10.639/03.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a Educação infantil em seu processo histórico de consolidação como direito de todas as crianças, bem como a primeira etapa da Educação Básica conforme a Lei Nº 10.639/2003 precisa garantir como espaço educativo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas cotidianas para o desenvolvimento de uma Educação Antirracista com as crianças da creche da UEB Monsenhor Frederico Chaves. O objetivo da pesquisa é desenvolver um E-book com Referencial Consultivo e sugestões de um percurso letivo de prática pedagógicas para professoras das turmas de creche na Educação Infantil, conforme os referenciais das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e do Parecer do CNE/CBE Nº 02 /2007. A primeira seção descreve a Introdução, composta pela configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção apresenta o processo histórico da criança como sujeito social. A terceira seção discorre sobre a Lei nº 10.639/03 e suas orientações em seus desdobramentos estruturais de implementação na Educação Infantil a partir do currículo, da formação de professores e de metodologia que favoreça práticas educativas antirracistas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros e africanos. A quarta seção aborda a proposta de práticas pedagógicas antirracista na UEB Monsenhor Frederico Chaves, se divide em três subseções, a saber: a caracterização da escola pesquisada; os passos metodológicos da pesquisa e a descrição do produto que é um Caderno Pedagógico Infância Afro-maranhense. Na quinta seção descrevemos o Plano da Dissertação contém todas as fases e ações realizadas e que ainda pretendemos realizar até a defesa final da pesquisa. Na sexta e última seção, descrevemos o cronograma da pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram Barbosa (2006), Amaral (2018), Duarte (2013), Bento (2011), Brito (2011), Abramowciz (2015), Gomes (2017), Cavaleiro (2020), dentre outras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 409.044.663-53 - CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO

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