Go to accessibility

DISCENTE: IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO
DATA: 20/01/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: LEITURA SOB A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira, em São Luís-Ma
PALAVRAS-CHAVES: Sociointeracionismo; Linguagem; Leitura; Língua Portuguesa.
ÁREA: Educação
RESUMO: O ato de ler implica uma questão de cidadania, na medida em que se revela como forma de inclusão social e possibilita ao sujeito o desenvolvimento de sua capacidade de se posicionar de modo crítico sobre o mundo no qual está inserido. Partindo desse assertiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar como os professores de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica (UEB) “Ministro Carlos Madeira” desenvolvem o processo de ensino da leitura, visando à construção de um caderno de orientações pedagógicas para o trabalho com a leitura, sob a perspectiva sociointeracionista. Objetivamos de maneira específica: identificar quais concepções teóricas fundamentam o trabalho dos professores de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental da UEB Ministro Carlos Madeira, no ensino da leitura; analisar as estratégias desenvolvidas por esses professores no ensino da leitura, a fim de promover a formação leitora dos alunos; construir um caderno de orientações pedagógicas, embasado na perspectiva sociointeracionista, para o ensino da leitura e a promoção da formação leitora no 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar tais objetivos, tomamos como referência os estudos de Bakhtin (2015), no intuito de compreender o conceito de linguagem e suas possíveis implicações na prática leitora. Desse modo, adotamos o princípio da linguagem como prática dialógica e referenciamos autores contemporâneos que estudam a leitura e oferecem subsídios a respeito do sociointeracionismo, como Antunes (2009, 2014), Fiorin (2020), Kleiman (1989, 2004), Santaella (2019), Vygotsky (1991, 2001), entre outros. Quanto à metodologia, realizamos um estudo de caso, de natureza aplicada, escopo exploratório e abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, entrevista, transcrição e análise dos dados coletados, elaboração e disponibilização de um caderno de orientações pedagógicas. Os dados obtidos na entrevista indicam, em relação às concepções teóricas que embasam o trabalho docente, que predomina a visão da língua como sistema e da linguagem como comunicação; o texto é tomado como fonte de informação; a noção de leitor está associada a hábito e proficiência; a leitura é trabalhada na esteira de documentos oficiais de educação; a perspectiva sociointeracionista é atrelada ao contexto. Esses dados também apontam, no tocante às estratégias e atividades desenvolvidas no ensino da leitura. No produto da pesquisa, organizamos uma proposta de leitura em três módulos para aguçar uma maior interatividade em sala de aula, por meio de anúncios publicitários que circulam em redes sociais. Assim, esperamos que a pesquisa traga contribuições para estudiosos e profissionais da área, especialmente para professores do Ensino Fundamental, no trabalho com a leitura, para estimular a participação dos alunos, sua autonomia e suas habilidades no uso significativo da linguagem verbal e multimodal.
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE