Banca de DEFESA: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO
2023-02-17 11:40:49.32
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO
DATA: 15/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: .LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA:
Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil no
município de São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Linguagem Escrita. Prática Discursiva.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA
DISCURSIVA: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação
Infantil do município de São Luís/MA desenvolvida no âmbito do Mestrado
profissional (PPGEEB/UFMA) parte da seguinte questão problematizadora: Quais
pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva discursiva podem subsidiar a
organização do trabalho docente, relativo a apropriação da linguagem escrita por parte
das crianças da Educação Infantil em uma instituição pública municipal de São LuísMA? Partindo de tal problematização o estudo tem por objetivo compreender o
processo de apropriação da linguagem escrita de crianças na Educação Infantil, a
partir dos pressupostos da perspectiva discursiva de linguagem, no contexto de uma
instituição da rede pública municipal de São Luís-MA com vistas à elaboração de um
Caderno com recomendações e estratégias para subsidiar a organização do trabalho
docente nessa etapa da educação básica. O objetivo apresentado nos direcionou para
uma abordagem de pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da pesquisa
do tipo colaborativa. A investigação foi realizada na UEB Jornalista Batista Matos,
tendo como colaboradoras duas professoras da pré-escola. A entrevista
semiestruturada, questionário e sessões reflexivas, contribuíram de forma significativa
para a geração de dados. As interações ocorreram por meio de ferramentas digitais e
aplicativos como Google Forms, WhatsApp e Meet. A análise dos dados foi realizada
de forma reflexiva a partir da organização das grandes categorias teóricas e empíricas
de estudo: concepção de criança, concepção de desenvolvimento e aprendizagem,
concepção de Educação Infantil e concepção de linguagem. Os dados revelados no
decorrer da investigação apresentaram indícios de uma prática educativa que, embora
ainda insegura, transita para o campo discursivo. Evidenciou-se, portanto, a
necessidade de sustentação teórica sobre a escrita enquanto linguagem discursiva e
interativa assim como de estudo sobre as concepções de criança, educação infantil,
desenvolvimento e aprendizagem e escrita o que possibilitou a realização de um
processo formativo reflexivo. A pesquisa foi finalizada com a materialização do
produto educacional: Caderno dos Porquês: instrumento didático-metodológico
investigativo em uma perspectiva discursiva para apropriação da linguagem escrita de
crianças da Educação Infantil, contendo recomendações e estratégias de forma a
subsidiar e/ou inspirar os professores na organização do trabalho com a linguagem
escrita na Educação Infantil garantindo a interação verbal e a compreensão do
verdadeiro sentido do ato de ler e escrever. Tal produto foi validado por uma
das professoras colaboradoras que atestou o seu potencial de aplicabilidade. Concluise, portanto, que a partir da realização de uma pesquisa do tipo colaborativa, a
professora foi mobilizada a pensar em outras maneiras de organizar as vivências das
crianças com a cultura escrita e de perceber a importância dos enunciados infantis
para a concretização dessas práticas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Externo à Instituição - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES - UFRN
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO