Go to accessibility

DISCENTE: MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES
DATA: 20/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: QUÍMICA POR MEIO DE IMAGENS: a fotografia com enfoque na Educação Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA
PALAVRAS-CHAVES: EJA-Ensino Médio; ensino-aprendizagem de química; arte e química; educação ambiental crítica; Abordagem Temática Freireana.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação tem o foco na arte fotográfica como alternativa dinamizadora no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Química, para a Educação Ambiental crítica, na perspectiva humanizadora e emancipatória de Paulo Freire, para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa tem como objetivo geral investigar o processo de ensino- aprendizagem do componente curricular de Química, em escolas da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, que ofertam a modalidade EJA Presencial – Ensino Médio, em Imperatriz, sobre o uso de fotografias (leitura e produção fotográfica) como recurso dinamizador na articulação dos conhecimentos científicos problematizados na prática social para a Educação Ambiental crítica, com vistas à elaboração de um fotolivro digital que colabore na formação cidadã e ecológica dos sujeitos da EJA. É uma pesquisa de intervenção na educação, com abordagem qualitativa. Os colaboradores desta pesquisa são professores de Química que atuaram na EJA no ano de 2022, nas escolas que atendem a essa modalidade em Imperatriz-MA. Foi utilizado para obtenção dos dados a entrevista semiestruturada. Os dados da pesquisa foram analisados na perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultados parciais foi produzido o primeiro metatexto, a partir de categorias emergentes, que traz a discussão para o ensino- aprendizagem de Ciências da Natureza/Química nos centros de ensino da Rede Pública Estadual do Maranhão, na cidade de Imperatriz, com um panorama sobre as metodologias e recursos de ensino utilizados, as principais dificuldades encontradas nesse processo e as especificidades dos sujeitos da EJA, pelo olhar docente. Também foi possível perceber nas respostas dos colaboradores que a prevalência no uso imagens acontece principalmente por meio de Datashow (slides e aulas interativas), livro didático e outros materiais impressos. Serão produzidos mais dois metatextos, com as discussões para a formação cidadã e ecológica dos discentes na EJA e sobre a fotografia como recurso imagético para a EA crítica na modalidade, no componente curricular de Química.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE