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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA MOREIRA DE CARVALHO CAMPOS

2023-03-01 19:29:19.081

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA MOREIRA DE CARVALHO CAMPOS
DATA: 21/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: compondo recursos como meios de potencializar sua aprendizagem e desenvolvimento
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente; deficiência intelectual; fundamentos da defectologia.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa pretende investigar a prática docente do Atendimento Educacional Especializado de alunos com Deficiência Intelectual nos Centros de Ensino da Unidade Regional de Educação de São Luís – Polo V, para a organização, de forma colaborativa, de um caderno orientador de práticas e atividades pedagógicas para o ensino desses alunos. Para isso, optou-se por uma pesquisa colaborativa, de campo, documental, descritiva e de abordagem qualitativa com base em elementos do materialismo histórico-dialético e discussões à da luz da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, por meio do estudo e análise dos Fundamentos da Defectologia e da categoria mediação docente para a construção da aprendizagem e desenvolvimento do aluno com Deficiência Intelectual. A pesquisa de campo terá como participantes docentes, gestores e supervisores pedagógicos dos Centros de Ensino de Ensino da Unidade Regional de São Luís, MA – Polo V; além da Assessoria de Educação Especial do Estado. Os instrumentos de coleta de dados escolhidos para esta pesquisa, em andamento, compreenderam documentos escritos, oficiais, entrevistas e questionários semi estruturados, além das observações sistemáticas da prática docente. Este trabalho apresenta conceitos fundamentais, de acordo com o referencial teórico escolhido, aos quais destacamos: a formação docente para o ensino de alunos com deficiência, inclusão do aluno com necessidades especiais visando sua participação em todas as atividades, focando em suas potencialidades, a produção Tecnologias Assistivas, a teoria Histórico-Cultural de aprendizagem e os fundamentos da Defectologia. Entende-se, até aqui, quão importantes são práticas docentes trabalhadas com o aluno com Deficiência Intelectual no Atendimento Educacional Especializado, e percebe-se, de início que são práticas focadas em jogos interativos e educacionais de modo a estimular o aluno a desenvolver sua estrutura mental, autonomia e autoestima. Em caráter inicial, observou-se que existem recorrentes solicitações e demandas por formações docentes específicas por deficiência na Rede de Ensino Estadual do Maranhão e que a mesma tem demandado trabalho para que este cenário mude e assim possa retornar com suas formações, encontros e seminários. Constatou-se, também, que as docentes em pesquisa, ainda não consideravam que a inclusão escolar de alunos com Deficiência Intelectual acontece de forma efetiva: segundo elas, em decorrência de fatores como a escassez na oferta de formações docentes específicas por deficiência, de diretrizes e orientações gerais da Assessoria de Educação Especial (MARANHÃO, [entre 1998 e 1999]), quanto à prática pedagógica a ser desenvolvida nas salas do AEE e da falta de recursos pedagógicos para produzir as Tecnologias Assistivas, o que implica a necessidade de elaborar, de forma colaborativa, um produto educacional que atenda às necessidades pedagógicas para o ensino do aluno com Deficiência Intelectual.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU

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