Go to accessibility

DISCENTE: MAGALI DIAS DA CONCEIÇÃO MACHADO
DATA: 23/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O LUGAR DO BRINCAR NO ESPAÇO ESCOLAR: as narrativas das educadoras da pré-escola de uma unidade de educação básica de tempo integral da rede municipal de São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Brincar. formação lúdica. Espaço escolar. Educação Infantil
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada: O lugar do brincar no espaço escolar: as narrativas das educadoras da pré-escola de uma escola de tempo integral da rede municipal de São Luís-MA faz parte do programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem por objetivo geral investigar o brincar na prática docente de educadoras da pré-escola de uma unidade de educação básica municipal com o intuito de construir um caderno com cenas lúdicas pedagógicas e narrativas das educadoras com propostas formativas que priorize o brincar dentro do espaço escolar. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Vigotski (2008), Fröebel (1912), Friedmann (2012), Wajskop (1995) e Kishimoto (1999). O método de pesquisa a ser adotado será do tipo colaborativa. O local da pesquisa será a UEB Carlos Salomão Chaib. Os sujeitos da pesquisa serão sete educadoras da pré-escola. Os instrumentos de geração de dados serão as entrevistas narrativas, diário de bordo, sessões lúdicas reflexivas. A análise e interpretação dos dados se dará pelo método de análise conteúdo.
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA