Go to accessibility

DISCENTE: SABRINA LIMA DOS SANTOS
DATA: 28/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE APLICATIVOS MOVÉIS: uma proposta pedagógica para professores da área da Linguagem de uma Escola Municipal na cidade de Rosário/MA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Móvel. Formação Docente. Ensino-aprendizagem de Inglês. Aplicativos.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo construir um produto para auxiliar a prática digital pedagógica de professores de inglês através do uso dos aplicativos móveis, mais precisamente, Duolingo, Memrise, Babbel e Busuu. O produto será um E-book com orientações sobre o uso desses aplicativos bem como sequências didáticas prontas e testadas pelos professores de inglês participantes da pesquisa e materiais digitais para os professores, como vídeos, imagens e apresentações no powerpoint. A problemática da pesquisa surgiu a partir da seguinte questão central: De que forma o uso dos aplicativos móveis, mais precisamente, o Bussu, Duolingo, Memrise e Babel, poderá ser utilizado como recursos educacionais digitais pelos docentes para auxiliar o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa? O referencial teórico baseia-se no uso dos aplicativos móveis na educação (MORAIS, 2003; VIEIRA, 1999), a formação do professor para uso da tecnologia (PAIVA, 2013; BARAN, 2014), no conceito de aprendizagem com mobilidade ou M-Learning (CARVALHO, 2015; BARCELOS; TAROUCO; BERCHT, 2009), o uso dos aplicativos móveis no ensino de língua inglesa (ZARDINI,2009; PAIVA, 2017), na história, definição, identificação do conceito de língua subjacente, método de ensino empregado, no desenvolvimento da compreensão oral, fala, leitura, escrita, de vocabulário e o estimulo à interação dos aplicativos móveis (VERA, 2017; NEULS, 2015) e nas discussões sobre as possibilidades e limitações dos aplicativos como ferramenta pedagógica. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como metodologia fazer uma formação com os professores de Língua Inglesa e Língua Portuguesa (esses entram na pesquisa, pois também lecionam o componente curricular de Língua Inglesa, mesmo não sendo sua formação inicial). Foram utilizados como instrumentos os registros de interação dos professores na formação, entrevistas com os alunos e com os professores antes e depois das aulas mediadas pelo uso dos aplicativos móveis e questionários.
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR