Banca de QUALIFICAÇÃO: GLENDA RIBEIRO PINTO
2023-03-03 20:01:31.901
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLENDA RIBEIRO PINTO
DATA: 29/03/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiência discursiva no processo de
produção de textos com alunos e alunas do 5º ano em uma escola da Rede
Municipal de São José de Ribamar MA
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem escrita. Perspectiva discursiva. Produção de texto no 5º
ano.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiência
discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5º ano em uma
escola da Rede Municipal de São José de Ribamar MA insere-se no âmbito de um
mestrado profissional, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da
Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão e tem por objetivo
compreender o processo de produção de textos à luz da perspectiva discursiva de
alfabetização para a formação de crianças produtoras de texto com vistas à
elaboração de forma colaborativa de um Caderno de Orientações Didáticas que
contribua para o trabalho do/a professor/a alfabetizador/a. A fim de alcançarmos o
objetivo proposto, elegemos a pesquisa-ação na vertente colaborativa com base em
Ibiapina (2008), Pereira (2019), dentre outros autores que nos ajudaram na construção
da metodologia. Para nossa fundamentação teórica, apoiamo-nos nas contribuições
de Bakhtin (2006), Geraldi (2011), Smolka (2012), Goulart (2019), Curto, Morillo e
Teixidó (2000), Jolibert e Jacob (2006), Gonçalves (2015), entre outros, que discutem
sobre as concepções de linguagem, a perspectiva discursiva de alfabetização, o uso
do texto em sala de aula e o processo de produção de textos. Nesse Projeto de
Dissertação, apresentamos 6 (seis) seções assim distribuídas: a primeira, contém a
Introdução do trabalho com apresentação do tema, justificativa, questões norteadoras
e objetivos; a segunda, apresenta algumas orientações teórico-metodológicas acerca
das concepções de linguagem e da perspectiva discursiva de alfabetização; a terceira,
discute sobre o uso do texto em sala de aula e a escrita como produção de textos; a
quarta, descreve o percurso metodológico escolhido para a concretização do nosso
trabalho; a quinta traça o plano de dissertação vislumbrado até aqui; e, a sexta,
apresenta o cronograma da pesquisa. Os resultados parciais da pesquisa obtidos com
a construção das seções teóricas apontam para as concepções de linguagem e do
processo de apropriação da linguagem escrita que devem iluminar o ensino do ato de
escrever na perspectiva discursiva, bem como perspectivas teóricas que destacam a
escrita como produção de textos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES