Go to accessibility

DISCENTE: VICENTE DE PAULA CAMPOS FREITAS
DATA: 23/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL A PARTIR DO CONTEXTO AXIXAENSE: um estudo nas escolas Centro de Ensino Estado do Acre e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/ IP Axixá
PALAVRAS-CHAVES: Biodiversidade. Educação. Decolonialidade. Professores. Ensino de Biologia.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Biologia é a Ciência que estuda a vida e toda a sua diversidade. Dentro do Ensino de Biologia, encontramos o ensino de Biodiversidade como um de seus temas centrais e de grande relevância para a sociedade. Nesse percurso, encontramos a Educação para a Biodiversidade, que nos revela a relação do ser humano com a natureza a partir de suas diferentes experiências culturais. Tais experiências podem ter sido marcas deixadas pelos colonizadores, e se reafirmadas pelo processo educacional como superiores, podem passar de geração em geração. Dessa forma, a presente dissertação trata de estabelecer diálogos entre a Educação para a Biodiversidade na perspectiva da Pedagogia Decolonial a partir de um contexto específico, o contexto da cidade de Axixá –MA. O estudo está sendo realizado nas escolas estaduais Centro de Ensino Estado do Acre e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão/IP Axixá. O objetivo da pesquisa é analisar a Educação para a Biodiversidade na perspectiva da Pedagogia Decolonial a partir das práticas pedagógicas de professores de Biologia da cidade de Axixá/MA, visando a construção de um produto capaz de auxiliar e estimular a abordagem dessas temáticas no cotidiano escolar. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Almeida (2017), Diegues (2000), Kawasaki; Oliveira (2003), Oliveira et al. (2016), Toledo e Barrera-Bassols (2015) e Walsh (2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo interpretativa. O método de procedimento de pesquisa a ser utilizado será o de Estudo de Caso. Os participantes da pesquisa são os professores de Biologia das escolas acima mencionadas. O instrumento de coleta de dados será uma entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados a partir de categorização estabelecida por Wellie e Wals (2010) e outros autores. Como produto desta pesquisa, se propõem a construção coletiva de um E-book de formato retratando a Biodiversidade e sua relação com a Cultura a partir do contexto local. Esperamos assim, facilitar o trabalho pedagógico de professores na abordagem sobre Educação para a Biodiversidade no ambiente escolar.
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES