Go to accessibility

DISCENTE: LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
DATA: 28/03/2023
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Língua Portuguesa. Memes.
ÁREA: Educação
RESUMO: Os memes carregam um potencial discursivo e cultural indiscutíveis. Nesse sentido, exigem dos seus leitores um repertório prévio para a compreensão dos seus significados. Atualmente, os memes têm despertado interesse de estudiosos da área da linguística em investigá-los. Assim, este projeto trata do gênero meme de internet como uma ferramenta para aulas de Língua Portuguesa sob a perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos. Partindo da quesito problematizador: como o gênero meme de internet pode contribuir de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos? O objetivo é investigar como os memes podem contribuir para a produção de textos e a formação de leitores críticos de alunos do Ensino Médio, visando a elaboração de um E-book com orientações didáticas que direcione o trabalho do professor com gêneros digitais. A pesquisa ancora-se no Grupo de Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2000; 2015), Rojo (2013; 2009); Rojo e Barbosa (2015); para as concepções de multiletramentos; em Bakhtin (2016, 2014, 2003) para concepções de gênero; e em Marcuschi (2005) para concepções de gêneros digitais emergentes; em documentos oficiais de educação, como a BNCC (2018) que destaca a relevância do ensino/aprendizagem ser desenvolvido através dos gêneros, citando, inclusive, os gêneros digitais e, entre eles, os memes; e, em Arce (2019), Testa (2020) e Silva (2020) que desenvolvem pesquisas sobre o gênero meme de internet. O estudo está organizado em sete tópicos: introdução, na qual apresentamos o tema, os objetivos e o interesse pelo objeto de estudo; No segundo, trazemos os pressupostos teóricos que embasam a pesquisa, como conceitos, terminologia, o “quê” e o “como” da Pedagogia dos Multiletramentos; O terceiro, abordamos a trilha do meme, desde a origem do termo até o espaço da sala de aula; No quarto tópico, delimitamos o percurso teórico-metodológico da pesquisa, inscrevendo-a como sendo de natureza aplicada, do tipo intervenção pedagógica, abordagem quanti-qualitativa, base interpretativa e descritiva. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos do 1° ano do Ensino Médio Integrado, curso Comunicação Visual, e a professora da disciplina Língua Portuguesa. Os instrumentos de geração de dados serão: observação; entrevista semiestruturada e questionários em forma de questões mistas. O local da pesquisa será o Instituto Federal do Maranhão, Campus São Luís-Monte Castelo; No quinto tópico, apresentamos a análise dos primeiros resultados encontrados e a constatação de que o meme se diferencia dos demais gêneros, não somente pela rápida disseminação, mas, principalmente, por ser criado e recriado por qualquer indivíduo, com temáticas variadas, que retratam, em grande parte, o cotidiano. Neste mesmo tópico, ainda trazemos uma prévia descrição do produto educacional. No sexto tópico, definimos o Plano de Dissertação com possível inserção de outros tópicos que poderão ser contemplados até o final da pesquisa. O sétimo tópico é composto pelo Cronograma da pesquisa.
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO