Go to accessibility

DISCENTE: IZAMOEMA DE SANTANA
DATA: 06/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO MEET
TÍTULO: A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: a atuação docente em Projeto de Vida nos Centros Educa Mais em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Docência. Ensino Médio. Projeto de Vida. Reforma curricular
ÁREA: Educação
RESUMO: Esse estudo consiste numa pesquisa sobre a atuação docente perante o novo componente curricular – Projeto de Vida – presente no novo currículo do Ensino Médio no Maranhão, em fase de implementação em função da reforma curricular promulgada pela Lei 13.415/2017. E tem como objetivo investigar a atuação docente em Projeto de Vida do novo currículo do Ensino Médio numa escola de tempo integral do Maranhão, com vistas a construção conjunta de um caderno de orientações pedagógicas para a escolha de itinerários formativos pelos estudantes. O texto acadêmico está organizado em sete seções, nas quais buscamos delinear o problema de pesquisa e descrever os caminhos teóricos e metodológicos para compreensão do fenômeno. A primeira seção introdutória apresenta o problema de pesquisa, a justificativa da escolha do objeto e objetivos da pesquisa. Na seção 2, procuramos fazer um apanhado histórico sobre o Ensino Médio no Brasil e no Maranhão, através das legislações e documentos que orientam a prática, assim como descremos a atual reforma curricular. A seção 3 dispõe sobre a formação docente e os desafios atuais, com um retrato do atual cenário da formação dos docentes que atuam em Projeto de Vida nas escolas de tempo integral em São Luís – MA. Já a seção 4 traz a conceituação de currículo e um resumo das teorias que constituem esse campo de estudo, assim como trazemos algumas tendências atuais em currículo e o referencial teórico que iremos utilizar para análise de dados. E a seção 5, trata do caminho metodológico que iremos seguir, com a caracterização da pesquisa, que é de cunho qualitativo e interventivo, e a descrição do campo e dos sujeitos investigados, assim como dos procedimentos metodológicos adotados, da análise e interpretação de dados, e o produto educacional que será elaborado. Para responder ao problema de pesquisa, optamos pela observação participante no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, localizado no bairro Vinhais em São Luís – MA, questionários e entrevistas com o(a)s professor(a)es que aí atuam, e a análise será através do Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação de Ball e seus colaboradores. Prosseguindo, na seção 6, apresentamos nosso plano de dissertação, e finalizamos na seção 7 com nosso cronograma da dissertação.
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO