Go to accessibility

DISCENTE: NAYANE DE JESUS PINHEIRO SANTOS
DATA: 27/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma proposta de práticas inclusivas para professores de Ciências na U.E.B Ministro Carlos Madeira da Rede Municipal de ensino de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa trata-se sobre o Ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista: uma proposta de práticas inclusivas para professores de Ciências na U.E.B Ministro Carlos Madeira da Rede Municipal de ensino de São Luís. Nesta pesquisa buscamos entender como os professores de Ciências têm atuado no ensino de alunos com TEA, uma vez que o Ensino de Ciências apresenta particularidades conceituais que podem ser consideradas um desafio para o ensino. Logo, compreender como essas especificidades são apresentadas para os alunos com TEA é o ponto de partida para se contribuir com a construção de propostas pedagógicas inclusivas de Ciências. Para esta etapa da pesquisa, este trabalho está dividido em três seções principais: O Ensino de Ciências na perspectiva inclusiva; o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão escolar e Propostas pedagógicas: uma alternativa para o Ensino de Ciências e inclusão. Esta pesquisa tem o objetivo geral construir um caderno de práticas pedagógicas inclusivas para o Ensino de Ciências, visando o ensino de estudantes com TEA, a partir de uma oficina com professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, configurando-se como intervenção pedagógica. Os participantes da pesquisa são professores titulares de Ciências que atuam nos anos finais do Ensino fundamental. Para alcançar os objetivos propostos, os participantes da pesquisa responderam entrevistas semiestruturadas e participarão de uma oficina a fim de investigar como o Ensino de Ciências está sendo trabalhado com estudantes com TEA e contribuir para a construção das práticas pedagógicas do Ensino de Ciências. Para esta etapa da pesquisa, os resultados parciais mostraram que os professores investigados não tiveram formações relacionadas à educação inclusiva na sua formação inicial e tais aspectos fazem parte de um processo histórico que foi mudando a partir dos avanços legais das políticas sobre educação especial.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA