Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA MARIA DO NASCIMENTO

2023-03-21 13:56:29.93

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA MARIA DO NASCIMENTO
DATA: 27/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O USO DOS OPERADORES METADISCURSIVOS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE HYLAND: Análise de redações de alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman-Açailândia-Ma
PALAVRAS-CHAVES: Metadiscursividade- argumentação-produção escrita
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa aborda a importância da metadiscursividade, para fins persuasivos em textos dissertativo-argumentativos e visa descrever e analisar a frequência e a função retórica do uso de operadores metadiscursivos em redações deste gênero textual. Para isso, como objeto de estudo, selecionamos textos produzidos por alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman, no Município de Açailândia-Ma. A análise, baseada na leitura analítica destes textos, busca verificar de que forma os operadores metadiscursivos colaboram para construção argumentativa do texto. Para o presente momento, a pesquisa apresenta uma sessão teórica, que ainda está em construção,na qual elencamos desde as concepções de ensino de linguagem, passando por temáticas que se relacionam com a argumentação, para posteriormente, tratarmos sobre metadiscursividade. Além disso, apresentamos as seções da metodologia utilizada, o Plano da Dissertação e o cronograma de pesquisa.O modelo de metadiscurso interpessoal de Hyland (2005) é o nosso aporte para fundamentar a investigação do corpus, assim como, fundamentações teóricas baseadas em Hyland (2005b), Hyland (2004),Silva (2017), Sampaio (2010),Koch (2003),Koch (2009), Koch (2011), Koch (2015), Marcuschi (2008),Hyland e Tse (2004), Crismore (1985) e Vande Kopple (2012), autores que também, abordam o assunto.Além de outros autores que nos subsidiam, em relação ao ensino de produção escrita, como Antunes(2003), Geraldi (1984) e Bakthin (2003). Classifica-se como uma pesquisa documental, de natureza básica, de cunho explicativo e de abordagem quantitativa e qualitativa. Para a análise dos dados, utilizamos os princícpios metodológicos da Linguística de Corpus, por meio da ferramenta Antconc,ancorados teoricamente por Anthony (2019) e Sardinha (2004). Ademais, analisamos a entrevista aplicada à docente, da série contemplada, buscando relacionar, analogicamente, os resultados obtidos por meio do texto proposto aos alunos e a prática de trabalho da professora. Como forma de subsidiar o trabalho do professor, apresentamos sugestões de aprendizagem, por meio de um e-book, o qual é o nosso Produto Educacional, demonstrando técnicas metadiscursivas que contemplam o gênero estudado, ratificando assim, o valor pedagógico desta pesquisa. Esperamos que nossa discussão, sirva de suscitação para outras análises sobre a eficácia da metadiscursividade na produção escrita.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

End of content