Go to accessibility

DISCENTE: DEJANE FIGUEIREDO BARROS
DATA: 29/03/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: DELINEANDO OS SABERES CURRICULARES DA LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET NO IEMA PLENO BACELAR PORTELA: um estudo exploratório do currículo e sua articulação à Educação Profissional São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Espanhol; Ensino Médio Integrado; IEMA; Curso Técnico de Informática para Internet; Saberes docentes
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta investigação tem o objetivo de averiguar o ensino e prática da Disciplina Língua Espanhola e o seu currículo integrado à Base Técnica, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA, precisamente, o IEMA Pleno Bacelar Portela. Para tal, este projeto de dissertação pretende apontar os saberes curriculares da referida disciplina, pontualmente, no Curso Técnico de Informática para Internet. Com vistas à construção em conjunto com as professoras de língua espanhola, de um e-book que contenha o ensino instrumental desse idioma para o curso mencionado. Pretendemos evidenciar, o reservatório geral de saberes docentes, GAUTHIER (2013), das professoras de espanhol da escola campo, ademais de expor os objetos do conhecimento desse curso técnico, com o intuito de apontar como esses currículos se integram. Para isso, buscamos a teoria pós-crítica de currículo, SILVA (2005), almejando demonstrar a concepção interdisciplinar e transdisciplinar desse currículo integrado. Precedendo a essa teorização de currículo, verificar os conceitos, etimologias do mesmo, PARAÍSO e SANTOS (1996); GOODSON (1995). A fim de revelar as circunstâncias, trazemos: IEMA (2022); IEMA (2017); SEDUC (2022); BRASIL (2021c). Os participantes da pesquisa serão duas professoras de Língua Espanhola. Os instrumentos de geração de dados serão a observação sistemática, os relatórios das visitas ao lócus e questionário on-line. Aspiramos que esta pesquisa colabore para as questões relativas ao ensino de espanhol em escolas de Educação Profissional e Técnica, dando importância ao presente crescimento de escolas de Ensino Médio em tempo e educação integral e que promove esse ensino que visa integrar os saberes curriculares entre BNCC, Base Técnica e Parte Diversificada, fundamentalmente, contribuir com a profissão docente.
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA