Go to accessibility

DISCENTE: EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO
DATA: 17/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: Ensino de Ciências inclusivo para surdos: uma proposta reflexiva de recurso pedagógico voltado para os anos finais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Inclusão. Surdos.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa é um estudo de caso que trata sobre a inclusão educacional de estudantes surdos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências da natureza, que ocorre em escolas do Ensino Fundamental (anos finais) da cidade de Codó (MA). O objetivo geral foi investigar a condução do ensino de Ciências na perspectiva de professores (as) e intérpretes de Libras atuantes nas escolas de Codó (MA), visando a elaboração de um recurso didático inclusivo para surdos. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o procedimento de contato com as escolas e com os colaboradores da pesquisa foi realizado de forma (híbrida) e os instrumentos de coleta de dados encaminhados por meio das ferramentas de comunicação social virtual (E-mail e WhatsApp). O lócus de estudo foi constituído pelo polo de escolas de Ensino Fundamental (anos finais) que compõem a zona urbana da cidade de Codó. Os participantes da pesquisa foram os (as) professores (as) de Ciências e intérpretes de Libras presentes nas escolas públicas selecionadas. Como base teórica e subsídio para as análises, foram utilizados os seguintes autores e autoras: Goldfeld (1997), Mantoan (2003), Ramos (2016), Carvalho (2014), Gesser (2012), Quadros (2019), Skliar (2015), Honora (2014), Lacerda et al. (2021), Chassot (2003), Carvalho (2020), Cachapuz et al. (2015), Delicoizov e Angotti et al. (2018), Soares e Valle (2020), Krasilchick (2000). Quanto à metodologia da pesquisa, esta seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa em educação, realizada a partir das análises de dois questionários. Foi realizada a análise de conteúdo, que consistiu na retirada das unidades de significados para a construção de uma rede sistêmica para representação dos dados. A partir das análises, pode-se identificar que a inclusão vem aos poucos sendo realizada nas escolas públicas de Codó, porém constatou-se que os (as) professores (as) de Ciências ainda se sentem inseguros com relação a inclusão, foram destacados a importância que deve ser dada ao incentivo de capacitações aos docentes e a oferta de recursos didáticos voltados para a melhoria da qualidade da educação ofertada aos estudantes com deficiência, como os alunos surdos. Espera-se que a elaboração do Livro Paradidático “Tina, a curiosa e os seres clorofilados” e o “Guia de Orientação Pedagógica”, possam contribuir com os alunos surdos e professores (as) de Ciências, incentivando novas pesquisas e produções acadêmicas.
Externo à Instituição - Ana Clédina Rodrigues Gomes - UNIFESSPA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES