Go to accessibility

DISCENTE: EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA
DATA: 14/04/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: possibilidades de aprendizagens no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, município de Presidente Sarney - MA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura. Mediação pedagógica. Ensino aprendizagem. Município do Maranhão
ÁREA: Educação
RESUMO: Nesta pesquisa, se abordam as práticas de leitura mediadas no ensino de Língua Portuguesa no 9º ano da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, município de Presidente Sarney – MA, questionando-se em que medida ditas práticas têm contribuído para o processo de formação de leitores e para o desenvolvimento de outras aprendizagens. Objetiva-se analisar as práticas de leitura segundo as concepções em uso pelos docentes de Língua Portuguesa e seus contributos para a formação leitora, visando a elaboração de um Caderno Pedagógico como proposta metodológica que as ressignifiquem, a partir da perspectiva interacional discursiva da língua(gem). Utilizam-se na investigação as pesquisas bibliográfica, documental e a pesquisa-ação (tipo colaborativa), orientadas pela abordagem Histórico-Cultural: na primeira, referenciamos estudos e teóricos que abordam a leitura na perspectiva dialógico-discursiva e suas respectivas práticas; a segunda, auxiliada em documentos normativos da educação básica, a exemplo, da BNCC e do DCTMA que estabelecem as diretrizes curriculares em âmbito nacional e regional; a terceira, sustentada pela Observação Participante, o Diagnóstico Piloto/Diagnóstico, e a Entrevista como instrumentos para geração de dados. Identifica-se na investigação, o déficit de práticas de leitura, que garantam a necessária interação com o texto/discurso e com os sujeitos envolvidos, e de estratégias que favoreçam a mediação e a compreensão do lido no ensino de Língua Portuguesa; na contramão, a prevalência da concepção de leitura estabelecida pelos professores em sala como processo de decodificação ou de assimilação, tendo o texto como objeto a ser decodificado e reproduzido pelo leitor, segundo as propostas sugeridas para fins avaliativos e de (re)produção. Contribui-se para o campo epistemológico da área, bem como para a práxis pedagógica referente às práticas de leitura promovidas pelos professores de Língua Portuguesa de dita instituição, com a elaboração de um Caderno Pedagógico de Práticas de Leitura com base nos resultados, o qual está organizado em torno de quatro sequências didáticas ancoradas na pesrpectiva interacional discursiva da lingua(gem)/leitura, no intuito de reconfigurar e ressignificar ditas práticas de leitura mediadas no contexto escolar.
Externo à Instituição - CLAUDIA PANIZOLLO - UNIFESP
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO