Go to accessibility

DISCENTE: LUIZ MAXIMO LIMA COSTA
DATA: 18/04/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BÁSICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: O MATERIAL DIDÁTICO EM FOCO
PALAVRAS-CHAVES: ensino de língua estrangeira; língua inglesa; material didático; livro didático.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo é sobre o ensino de Língua Inglesa, especificamente, nos 6º e 7º anos do ensino fundamental, na Unidade de Ensino Básico Jornalista Neiva Moreira que, também, traz à discussão o processo de escolha do material didático, em especial, o livro didático. A opção por essa temática se deu pela percepção de algumas vulnerabilidades, dentre elas, a constatação de um ensino pouco eficaz e a ausência de recursos e de materiais didáticos condizentes à realidade dos alunos, embora o componente curricular Língua Inglesa seja legalmente exigido no currículo escolar a partir do 6º ano do ensino fundamental. Sendo assim, uma pergunta norteadora delineou esta pesquisa, a saber, se o material didático, em especial, o livro didático dos 6° e 7° Anos desta instituição de Ensino é determinante para o êxito, no tocante ao ensino de Língua Inglesa. Na busca de compreender tal questionamento, traçou- se como objetivo principal, neste trabalho, analisar o processo de escolha material didático, com ênfase no livro utilizado no 6º e 7º ano da já mencionada instituição escolar, com o escopo de desvelar suas potencialidades nas atuais condições de ensino. No que tange à metodologia, inicialmente organizou-se um levantamento bibliográfico e, em um segundo momento, houve uma pesquisa de campo, na qual o instrumento de coleta de dados foi entrevista, semiestruturada, com três de seus professores de Inglês. Ainda, nesse delineamento metodológico, analisou-se os livros dos 6º e 7º anos de Língua Inglesa, utilizados na unidade de ensino investigada. Os resultados mostraram que o material didático, em especial, o livro didático dos 6° e 7° anos é determinante para o êxito, no tocante ao ensino de Língua Inglesa. Constatou-se, ainda, que, no que diz respeito às concepções de língua e linguagem, presentes nesse material didático, permeia, predominantemente, a abordagem comunicativa, que preconiza o ensino de língua estrangeira pelo uso real da língua. Percebeu-se, também, uma relação com as orientações curriculares, especialmente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem preconizado um ensino, pautado na pluralidade e diversidade.
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Presidente - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE