Go to accessibility

DISCENTE: FABIO GIOVANNI CARVALHO SANTOS
DATA: 26/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: CULTURA MAKER E ENSINO DE FÍSICA: potencializando a aprendizagem da Física em uma escola de tempo integral da rede estadual de ensino em São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Maker. Ensino de Física. Aprendizagem.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação aborda os conceitos e princípios da Cultura Maker como forma de potencializar a aprendizagem da Física no Ensino Médio. O objetivo da pesquisa é, após a compreensão dessa relação, construir um e-book educacional que auxilie e incentive o trabalho do docente de Física para metodologias inovadoras, como se configura no atual cenário da cultura maker aplicada a educação, assegurando uma aprendizagem significativa. Como local de pesquisa, foi escolhido o Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, escola da rede pública de ensino em São Luís, que oferece o ensino médio em tempo integral. A escolha por uma escola de tempo integral se justifica pelo fato de que este modelo de ensino apresenta uma maior flexibilidade e diversidade de atividades, o que pode facilitar a aplicação da cultura maker. A pesquisa por ora apresentada possui dois capítulos que tratam sobre o referencial teórico sobre a cultura maker, a aprendizagem e o ensino de Física e outro faz uma revisão da literatura atual sobre a temática maker. Busca-se compreensão dos seus princípios básicos sob à luz das teorias construtivistas de Piaget, das ideias de Paulo Freire e das observações de Seymour Papert, precursor do Construcionismo. Para nortear os objetivos do ensino de Física nas escolas, analisamos a BNCC. Interessa saber sobre a aprendizagem significativa. Utilizou-se a BDTD e o Google Acadêmico como base de dados para diversos estudos sobre cultura maker. A seção seguinte traz o percurso metodológico, destacando os procedimentos gerais da pesquisa, que adotará procedimentos de pesquisa-ação, tendo em vista a relação existente entre pesquisador e os sujeitos da pesquisa, de acordo com Thiollent (2012). Os sujeitos da pesquisa serão alunos da 1ª série e o respectivo professor do componente curricular Física. Os instrumentos de coleta de dados serão: questionário, entrevista, observação participante. As análises e interpretação dos dados serão feitas através de quadros, tabelas e fotografias, conforme Bardin (2016). A penúltima seção descrevemos o Plano da Dissertação e por fim, a última seção mostramos o cronograma das ações da pesquisa que pretendemos desenvolver até meados de 2023.
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA