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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA MAIA MACIEL

2023-04-03 15:25:59.557

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA MAIA MACIEL
DATA: 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: possibilidades para o enfrentamento à violência em instituições de Ensino Médio no Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Violência na Escola; Enfrentamento à Violência; Ensino Médio; Formação Docente
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada “A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: possibilidades para o enfrentamento à violência em instituições de Ensino Médio no Maranhão” elaborada no âmbito do Mestrado Profissional (UFMA/PPGEEB), parte da seguinte questão problematizadora: Quais saberes/conhecimentos relativos ao enfrentamento a violência em instituições de Ensino Médio podem se constituir como base teórica e metodológica para fomentar o processo de formação continuada de professores nessa etapa da educação básica? Partindo de tal problematização, este estudo tem como objetivo compreender que saberes/conhecimentos relativos ao enfrentamento a violência em instituições de ensino médio são necessários para a constituição de uma base teórica e metodológica para fomentar o processo de formação continuada de professores, com vistas a elaboração de um guia de orientações didáticopedagógicas, para organização do trabalho formativo no contexto de uma instituição de ensino médio em Paço do Lumiar - MA. Sendo assim, as principais referências bibliográficas foram: Abromovay (2002; 2006; 2009), Camacho (2001) Bourdieu (1998; 2006), Imbernón (2011), Nóvoa (1992), entre outros. Os objetivos elucidados caminham para um percurso metodológico organizado da seguinte forma: É uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa, que em seus objetivos consubstancia-se como exploratória. Tem seus procedimentos baseados em elementos sistematizados em alguns pressupostos da Pesquisa-Ação; A análise e interpretação dos dados se dará por meio de quadros, tabelas e gráficos em que as categorias centrais que nortearão este processo são: Violência na escola; Enfrentamento a Violência, Ensino Médio, Formação de Professores. Os resultados parciais da pesquisa obtidos com a construção das seções teóricas apontam que a questão da violência no contexto escolar é uma realidade no Brasil e por isso precisa ser estudada e problematizada a fim de compreender as suas bases constituintes e ao mesmo tempo, as possibilidades para o seu enfrentamento. Constatamos que a escola não pode resolver o problema de forma isolada, mas pode contribuir com a construção de possíveis percursos de enfrentamento. Nesse cenário a formação de professores se apresenta como um dispositivo potente que pode contribuir com o enfrentamento dessa problemática. O potencial desse processo será evidenciado a partir da próxima etapa da pesquisa em que situaremos as nossas fontes e teorizações com a realidade no diálogo com os sujeitos e contexto escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

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