Go to accessibility

DISCENTE: FLAVYA SORAYA MENDES MACHADO DOS SANTOS
DATA: 27/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O NOVO ENSINO MÉDIO E AS NARRATIVAS DO TRIO GESTOR NO CENTRO DE ENSINO EDUCA MAIS SOUSÂNDRADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Novo Ensino Médio; Narrativas; Gestão Escolar; Tempo Integral.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa aborda a importância das narrativas como instrumento de geração de dados em uma perspectiva crítico reflexiva que visa descrever como o Novo Ensino Médio está sendo vivenciado por gestores de escola em Tempo Integral. Para isso, como lócus de estudo, selecionamos o Centro de Ensino Educa Mais Sousândrade, situado no bairro do Lira, no Município de São Luís - MA, uma escola que antes dessa proposição de extensão do horário de estudos não era aceita com agrado pela comunidade escolar. A análise, baseada nas vivências do trio gestor, que foi designado para propor essa frente de trabalho em um novo espaço educativo, após uma experiência exitosa em escola em tempo parcial foi o ponto de partida para a reflexão sobre essas práticas curriculares. A pesquisa apresenta uma sessão teórica, que ainda está em construção, na qual elencamos a trajetória da gestão escolar no Brasil, passando por temáticas atuais tais como as Políticas Públicas voltadas para a proposição de um Novo Ensino Médio, bem como a análise de documentos do Estado do Maranhão que legislam e ancoram as ações existentes nas escolas em Tempo Integral. Chamamos ainda a atenção para a importância das Narrativas como método investigativo em educação que permite mostrar diferentes momentos e pontos de vistas para uma ação, que se complementam ou divergem em prol do registro, em uma pesquisa qualitativa com procedimento do Tipo Pesquisa Ação, com objetivo de intervenção nas memórias do trio gestor, para que os mesmos se analisem e alcancem novas práticas através de suas práxis. Além disso, apresentamos as seções sobre caminhos metodológicos apresentando o local da pesquisa e alguns de seus antigos indicadores, uma pequena apresentação de quem compõe o trio gestor nesse espaço-tempo de pesquisa e o delineamento do caderno pedagógico de orientações quanto as funções administrativo pedagógicas como produto de uma construção coletiva da escola, pois várias atividades serão propostas para resgatar o histórico e a importância dos antigos e novos gestores; bem como o Plano da Dissertação e o cronograma de pesquisa. Temos como nosso aporte para fundamentar a investigação como principais autores: Libâneo (2001), Silva (2010), Lombardi (2010), Silveira (2018), Vasconcelos (2007), Zambelo (2019), dentre outros. No que diz respeito às opções metodológicas Minayo (1996), Fazenda (2015) e Richardson (1999). Esperamos que nossa discussão, sirva de aporte para que a cultura do registro em nosso Estado seja cada vez mais propagada, e que outros gestores e gestoras possam se empoderar e construir em conjunto com suas comunidades escolares uma gestão democrática com todos os contextos que o espaço público pode e deve propiciar.
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO