Go to accessibility

DISCENTE: NILSON GOMES FERREIRA
DATA: 19/04/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO MEET
TÍTULO: O Museu Escola Memorial da Balaiada: uma perspectiva de Ensino e Aprendizagem no Centro de Ensino (C.E) Odolfo Medeiros
PALAVRAS-CHAVES: Memorial; Balaiada; Caxias; Maranhão; Ensino de História.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa consiste em investigar o papel do Museu Escola Memorial da Balaiada no contexto do ensino médio com vistas aproduzir um Manual Pedagógico contendo práticas de ensino inovadoras no Centro de Ensino (C.E) Odolfo Medeiros. Para tanto, utilizamos algumas referências bibliográficas descritas a seguir: Sousa (2020), Lacerda (2015), Lucky (2009), Tolentino (2012), Pelegrini (2009) e Mota (2012). O estudo está dividido nas seguintes seções: a primeira seção, apresentaremos a introdução, a qual traz os horizontes da teoria e metodologia da pesquisa; na segunda seção, discutiremos sobre a importância do Museu,disposta em três seçõesda seguinte forma: A Organização Atual do Museu Escola Memorial da Balaiada, as Ações Educativas Proporcionadas pelo Museu Escola e a Investigação sobre a Utilização do Museu: experiência de campo, fonte de exploração do saber.Na terceira seção, propomos uma reflexão sobre o Museu Escola como Pretexto para Discorremos sobre a História de Caxias-MA. Na quarta seção, falaremos sobre a Prática da Pesquisa, dividida entre a Caracterização do Centro de Ensino (C.E) Odolfo Medeiros e a Metodologia da Pesquisa. Na quinta seção apresentamos o Plano de Dissertação, contendo o que desenvolvemos na perspectivade ser avaliadopela banca de qualificação. Na sexta seção, contém o cronograma com as atividades da pesquisa.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES