Go to accessibility

DISCENTE: JEANNE PINTO DURANS
DATA: 02/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A JUVENILIZAÇÃO DA EJA E A (RE)SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR: alcances e limites da prática educativa sob o multiculturalismo no CE Vicente Maia em São Luís do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Multiculturalismo. Formação de professores.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho objetiva suscitar as contribuições do Multiculturalismo, na perspectiva intercultural, no desenvolvimento de um currículo mais próximo da realidade dos alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos em meio à pluralidade cultural e a juvenilização do seu alunado, que são as atuais marcas dessa modalidade. Busca pontuar, também, estratégias para a práxis do professor em seu cotidiano pedagógico, de modo a superar o padrão europeizado de cultura, que historicamente tem servido como base para o currículo escolar brasileiro. O texto será estruturado em cinco sessões, assim compostas: a primeira é a introdução, no qual é feita a apresentação da temática, sua relevância e objetivos. A segunda trata da historicidade da EJA, do seu surgimento até os dias atuais – do período pós-pandêmico, com destaque para a sua nova composição e as consequentes mudanças estruturais. A terceira aborda as concepções de Currículo e suas teorias, evidenciando a teoria pós-crítica que versa sobre a inserção no campo da educação, da relação escola e cultura. Na quarta sessão, disserto sobre a formação inicial e continuada do professor da EJA, na perspectiva de um currículo multicultural. A quinta sessão traz a caracterização do lócus da pesquisa, a metodologia a ser seguida e a descrição do produto – um Caderno de Orientações Didáticas. O desenvolvimento dessa pesquisa parte do seguinte questionamento: como a elaboração de um Caderno de Orientações Didáticas, junto aos professores da EJA do CE Vicente Maia, que vivenciam o fenômeno da juvenilização, poderão subsidiar a sua práxis e sua relação com o alunado, inserindo a sua bagagem cultural no currículo, enquanto uma política de inclusão social e efetivação da pedagogia da equidade? Aplicaremos a intervenção pedagógica, tendo os docentes e discentes da EJA, da referida escola, como sujeitos. Os instrumentos de coleta de dados serão: observação não-participante; questionário e entrevista. A interpretação dos dados será baseada no método da análise de conteúdo, de Bardin. Na sexta sessão, temos o Plano de Dissertação com seu Cronograma das ações a serem desenvolvidas até julho de 2023.
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO