Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE JOAO SANTOS LOBATO
2023-04-26 16:58:28.405
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JOAO SANTOS LOBATO
DATA: 08/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ESTUDO DA COR INTEGRADO ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE NO ENSINO MÉDIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO INDIVIDUO EM SUA DIMENSÃO ESTÉTICA, SENSÍVEL E INTELECTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Arte. Ensino de arte. Estudo da cor
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa, teve como foco o ensino e a aprendizagem da cor na disciplina de arte
do ensino médio, o qual contribui para a formação geral do cidadão. Até o momento
atual no século XXI, há estudos de intelectuais, cientistas e também de artistas que
têm se dedicado a entender, explicar e ainda sobre como aplicar a cor. Em seu estudo,
configuram-se elementos da ciência, da física e estética, como também elementos da
fenomenologia, psicologia de apreciação simbólica, e de sua aplicação nas artes
visuais, arquitetura, design, como também na vida sociocultural do ser humano. Como
objetivo geral da pesquisa temos o de investigar com é possível que a cor possa
contribuir para o ensino e aprendizagem de arte para a formação do indivíduo em suas
dimensões estética e intelectual. As pessoas embora possam apreciar a cor em sua
volta, quer nas cidades, quer no ambiente rural e industrial, nem sempre se dão conta
de sua presença massiva em seu cotidiano. A presente dissertação organiza-se em 3
seções: Na primeira seção: Breve estudo cor na História da Arte como elemento
da Linguagem Visual, apresentam-se os conhecimentos que se fundamentam na
história da arte se referindo a vários de seus períodos onde a cor se faz presente nas
artes. Na segunda seção: A cor na formação estética, sensível e intelectual do
indivíduo, são vistos elementos da estética, no fenômeno em que a cor se constitui,
atingindo o complexo sensório e intelectual do ser humano, e ainda aspectos próprios
de sua visualização e percepção em conjuntos cromáticos, e de seu uso intencional
partindo da estrutura natural e biológica do cérebro. No que se trata do processo
metodológico adequado ao ensino e aprendizagem de arte, são aplicados
conhecimentos da abordagem da professora Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
conforme sua característica bastante abrangente com três eixos, tratando o contexto
histórico e cultural; da apreciação do objeto artístico, e de uma concomitante prática
esclarecendo sobre sua aplicação nas artes. Na terceira seção aborda-se as: Práticas
educativas do ensino e aprendizagem de arte contribuindo para o entendimento
da cor, são abordadas as práticas com a cor, concorrendo para seu melhor
entendimento, nesse âmbito há concorrência dos contrastes simultâneo, sucessivo e
misto, interagindo em espaços nos quais a cor é aplicada. São vistos ainda esquemas
básicos de aplicação da cor em conjuntos cromáticos com materiais de cor sendo
organizados mediante elemento de semelhança ou diferença. Esta pesquisa se pauta
pela aplicação da pesquisa qualitativa em sua abordagem e quantos aos Métodos de
Investigação Cientifica ressaltamos o Fenomenológico e o da Psicologia da Arte,
dentre os teóricos do Método Fenomenológico destacamos principalmente MerleauPonty. Para a realização deste trabalho, concorreram várias literaturas de estudiosos
da cor, sendo os principais Betty Edwards, Israel Pedrosa; Luciana Martha Silveira,
entre outros de relevância para a pesquisa. Como principais resultados alcançados
pretende-se refletir sobre o ensino-aprendizagem da cor na obra artística e também
na história da arte, a cor contribuindo para a formação estética, sensível e intelectual
do indivíduo, a construção de um produto desenvolvido como recurso didáticopedagógico sobre a cor no ensino de arte, os quais devem compor a conclusão geral
deste estudo
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA