Go to accessibility

DISCENTE: SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO
DATA: 08/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA CONSTRUÇÂO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: uma proposta lúdica na educação infantil na Unidade de Educação Básica Tiradentes em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Literatura Afro-Brasileira e Africana. Identidade.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a construção da identidade das crianças negras utilizando a literatura afro-brasileira e africana como proposta lúdica na educação infantil na Unidade de Educação Básica Tiradentes. O objetivo da pesquisa é investigar a construção da identidade étnico-racial de crianças negras por meio da utilização da literatura afro-brasileira e africana com aplicação de metodologias lúdicas, a exemplo do trabalho com Livro de Pano, na Unidade de Educação Básica Tiradentes. A pesquisa apresenta um questionamento central que servirá de desdobramento para toda sua continuidade, a saber: Como trabalhar a literatura afro-brasileira e africana de forma lúdica utilizando um Livro de Pano com vistas a construir a identidade das criançs negras na Unidade de Educação Básica Tiradentes. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram Munanga (2006), Lobo (2007), Duarte (2013), Hall (1997), Brito (2011), Abramowciz (2015), Gomes (2017), Cavalleiro (2007), dentre outras. O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será dá Intervenção em Educação. Os sujeitos da pesquisa serão as professoras das turmas da préescola, gestora e a coordenadora pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação sistemática, as entrevistas e fotografias. A presente dissertação está organizada em seções, a saber: a Introdução, na qual se apresenta a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata do Currículo, a Permanência do Eurocentrismo na Educação Infantil Brasileira e a Lei n°10.639/2003, em que foram abordadas questões referentes ao currículo e sua contribuição para a permanência do eurocentrismo no currículo infantil e na educação básica. A terceira seção discorre sobre a literatura afrobrasileira e africana como um recurso lúdico para a construção da identidade negra na educação infantil, e essa seção permite entender a inserção da literatura afrobrasileira no processo de construção da identidade negra. Na quarta seção abordaremos a pesquisa empírica, na qual apresentamos a caracterização da escola pesquisada, a Unidade de Educação Básica Tiradentes, discorrerendo-se ainda sobre o percurso metodológico da pesquisa, a análise e interpretação dos dados da pesquisa, o produto educacional do Livro de Pano, o plano da dissertação contendo todas as fases, ações realizadas e as ações que pretenderemos realizar até a defesa final dos resultados de nossa pesquisa. E a quinta seção apresentará as considerações finais. Esperamos que nosso estudo possa trazer contribuições positivas para a educação das relações étnico-raciais e para construção da identidade das crianças negras.
Presidente - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA