Go to accessibility

DISCENTE: LOURIANE LINDOSO MORAES
DATA: 23/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais de uma creche-escola no município de São José de Ribamar-MA
PALAVRAS-CHAVES: Intervenção Precoce. Transtorno do Espectro Autista. Sala de Recursos Multifuncionais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação trata sobre Intervenção Precoce com criança com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo da pesquisa é investigar as práticas de intervenção precoce adotadas pelos docentes de Sala de Recursos Multifuncionais e suas implicações na área educacional das crianças com Transtorno do Espectro Autista matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil “Nova Terra” para a elaboração de um Caderno de Orientações Metodológicas. Para alcançar a finalidade que se propõe, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica e no estudo de caso, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil “Nova Terra”, localizada no município de São José de Ribamar-MA. No que se refere a pesquisa bibliográfica, realizou-se um Estado da Questão, por meio de material coletado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES - e, como critérios de busca, utilizou-se a delimitação da área de conhecimento (Educação e Educação Especial), o período de publicação (2018-2022), e o uso dos descritores "Autismo", "Transtorno do Espectro Autista" e "Intervenção Precoce". Para o Estudo de Caso, os participantes da pesquisa serão duas professoras da Sala de Recursos Multifuncionais, duas professoras titulares, duas professoras secundárias e duas mães de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão: pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada e questionário semiestruturado. A análise dos dados será através da Análise de Conteúdo e a interpretação se dará por meio de tabelas, quadros e fotografias. Apresenta-se, ao final, uma proposta de elaboração de um produto educacional que deverá ser construído em parceria com o corpo docente, intitulado, inicialmente, de “Caderno de Orientações Metodológicas” com base nas práticas pedagógicas em intervenção precoce. Espera-se que este material venha a colaborar com o desenvolvimento das crianças com TEA e que a pesquisa fomente a realização de mais estudados sobre a intervenção precoce com crianças com TEA.
Interno - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Presidente - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA