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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL

2023-05-03 14:55:47.371

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL
DATA: 30/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COM O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: intervenções pedagógicas em uma escola pública municipal de São Luís - MA.
PALAVRAS-CHAVES: Leitura e Escrita, Gêneros Textuais, Histórias em Quadrinhos.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação trata sobre o ensino da leitura e da escrita de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de intervenções pedagógicas com o uso de histórias em quadrinhos em uma escola pública municipal de São Luís - MA. O objetivo da pesquisa é investigar sobre a leitura e a escrita utilizando como recurso as histórias em quadrinhos, na perspectiva de desenvolver um Caderno de Orientações Didáticas. Diante do exposto, surgiu a seguinte questão central: De que forma a elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas a partir do uso das histórias em quadrinhos poderá contribuir com o processo de ensino da leitura e da escrita aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Luís? A partir da questão central surgiram outros questionamentos como: Quais as concepções teóricas metodológicas dos professores sobre o ensino da leitura, língua e linguagem? Investigar como os professores poderão usar as histórias em quadrinhos no processo de ensino da leitura e da escrita dos estudantes? De que maneira realizar uma intervenção pedagógica com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das histórias em quadrinhos, tendo como foco o estudo da leitura? Para isso, foi utilizado como aporte teórico alguns autores de referência com relação a temática de leitura e escrita como: Antunes (2003),Cagliari (1989), Calazans (2004), Castro (1979) Coelho (2000), Ceccon (2012), Coelho (2000), Costa (2008), Cosson (2020), Cramer (2001), Faria (2004), Fernandes (2003), Ferreiro (1985,1996, 2000, 2017), Freire (1981,1982,1996), Freitas (2012), Geraldi (1979,1984), Kuethe (1978), Kleiman (1993, 2016), Koch (1992, 2008), Lajolo (1993), Martins (2006), Orlandi (1990), Rangel (2008), Rojo (2009), Soares (2006, 2016), Solé (1998), Vigotski (1979). Em relação aos estudos sobre as histórias em quadrinhos, pontuamos os autores: Anselmo (1975), Acevedo (1990), Araújo (2021), Barbosa (2006), Cagnin (1975), Cirne (2000), Eisner (2001), Iannone (1994), Luyten (1984), Neto (2011) Paiva (2016), Santos (2001), Silva (2022), Souza (2022), Pimentel ( 2018),Vergueiro e Ramos (2019, 2022). Os sujeitos da pesquisa foram professores do 5° ano do Ensino Fundamental, o/a gestor(a) escolar e o/a coordenador(a) pedagógico(a) da escola campo. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação sistemática, as entrevistas e questionários. A análise e interpretação dos dados foram por meio de quadros de respostas, tabelas e fotografias. Os resultados estão em análise, mas foi possível perceber o interesse dos estudantes pela leitura e pela escrita através das histórias em quadrinhos
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

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