Go to accessibility

DISCENTE: DANIELLE CABRAL MARINHO
DATA: 31/05/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo com professores do 3º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, na cidade de São Luís-MA. São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Escolar. Tecnologia Educacional. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação apresenta um estudo sobre a integração da biblioteca escolar e tecnologia educacional na prática pedagógica dos professores do 3º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, na cidade de São Luís-MA. A problemática da pesquisa foi delineada a partir dos seguintes questionamentos: Quais conhecimentos sobre tecnologias educacionais são demonstrados pelos professores do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Mariana Pavão? Como as tecnologias estão sendo integradas à biblioteca escolar na prática pedagógica dos professores? E de que modo a elaboração de um caderno de atividades contendo sequências didáticas irá contribuir com o fazer pedagógico dos professores do 3º ano do Ensino Fundamental? Traçou-se como objetivo geral, investigar como a integração da biblioteca escolar e tecnologia educacional auxilia na prática pedagógica dos professores, com vistas à elaboração de um caderno de atividades que subsidiem os professores com orientações didático-pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva, fundamentada nos pressupostos da pesquisa colaborativa, pautada nos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e de campo, adotando-se como abordagem a pesquisa qualitativa. O campo de pesquisa foi a Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, na cidade de São Luís-MA. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com questões abertas e fechadas, entrevista semiestruturada e entrevista narrativa. Os sujeitos da pesquisa são: (01) gestora escolar, (01) coordenadora pedagógica e (02) professoras do 3º ano do Ensino Fundamental. Apresenta-se a análise e interpretação de dados parciais obtidos por meio da aplicação de questionários na fase diagnóstica da pesquisa à luz do referencial teórico. Almeja-se que a pesquisa possa trazer contribuições para o campo de estudo da integração da biblioteca escolar e tecnologia educacional na prática pedagógica dos professores da escola.
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA