Go to accessibility

DISCENTE: RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA
DATA: 09/06/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DO ATO DE LER: uma experiência discursiva no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de São José de Ribamar- MA
PALAVRAS-CHAVES: Ato de Ler. Alfabetização Discursiva. Sequência Didática e Ensino
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de ensino do ato de ler a partir da perspectiva discursiva de alfabetização com vista à elaboração colaborativa de orientações didáticas por meio do planejamento/vivência de sequências didáticas direcionadas para os/as professores/as das turmas de 1 º e 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal do município de São José de Ribamar - MA materializadas em um portfólio de orientações didáticas. Este Projeto de dissertação está organizado por meio de seções e subseções. A primeira seção diz respeito a Introdução, onde abordamos os aspectos gerais da pesquisa. Na segunda seção discorremos sobre “O que promove mudanças no ensino do ato de ler: as concepções de Linguagem e Leitura”, a mesma foi subdivida em duas subseções, sendo elas: O ensino de Gramática e as Concepções de Linguagem, e, Ensino de leitura ou o ensino do ato de ler: Eis a questão. Na terceira seção apresentamos “A perspectiva Discursiva no Ensino do Ato de ler: dilemas e possibilidades na ação didática na escola”, organizada nas subseções: Dilemas que marcam o ensino de leitura na escola; O ensino do ato de ler na perspectiva discursiva de alfabetização: anunciando possibilidades que reverberem em mudanças na sala de aula, e linguagem e prática discursiva: reflexões pertinentes acerca do uso de sequências didáticas no ensino da linguagem escrita. A quarta seção trata-se do percurso da pesquisa: estabelecendo procedimentos metodológicos, que foi dividido subseções, sendo eles: Tipo da pesquisa, contextualizando o Lócus da pesquisa; Contexto geográfico; Contexto histórico, Contexto Físico da escola, Contexto Pedagógico da Escola, Participantes e colaboradores/as da pesquisa, Instrumentos de Geração de Dados, Sistematização e Análise dos Dados e Produto da Pesquisa. Para elaborar a pesquisa utilizamos alguns autores que alicerçaram e fundamentaram teoricamente esse projeto de dissertação, fizemos diálogos com autores como: Bakhtin (1995) Jolibert (1994), Geraldi (2000), Bajard (2014), Smolka (1993), Curto, Morillo e Teixidó (2000) dentre outros. Na quinta seção, expomos o Plano de dissertação, contendo um roteiro preliminar do percurso completo da investigação, e por fim, o Cronograma, nele está contido as atividades que foram e que ainda serão executadas. Os resultados preliminares apontam para uma pesquisa bibliográfica já sistematizada nas seções teóricas que apresento, abordando concepção de linguagem, concepção de leitura, formação de professores/as e sequência didática.
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE